quarta-feira, 24 de julho de 2019

HO'OPONOPONO - A incrível ARTE de CURA dos antigos KAHUNAS do Havaí -1ª parte

1ª parte - HISTÓRIA


Técnica de Cura Ancestral.

O Ho’oponopono é um sistema de Cura, de Resolução de Problemas e de Transformação. Trata do perdão, do amor e de tomar responsabilidade pelas nossas vidas. É um método ancestral havaiano para sanar problemas e restabelecer a identidade divina.

Antiga Técnica Kahuna Havaiana.

Em Havaiano, Hoo significa “causa”, e ponopono quer dizer “perfeição”.  Ho’oponopono literalmente significa “corrigir um erro” ou “tornar certo” ou ainda “acertar o passo; na língua original falada no Havaí. Um erro é uma memória (ou memórias) que em forma de dados reproduzindo-se na mente subconsciente.

Ancestral Kahunas do Havaí.

O Ho’oponopono tradicional faz parte do sistema de cura Kahuna. É o nome que o empresário/pesquisador americano Max Freedom Long deu à sua versão do espiritualismo dos povos antigos do Havaí.(ler mais sobre os Kahunas no endereço: 
http://magiadailha.blogspot.com/2012/02/quem-eram-os-kahunas.html

HO 'OPONOPONO 
Relacionamento com a DIVINDADE.

O Ho’Oponopono é um dom profundo que nos permite desenvolver um relacionamento funcional com a Divindade interior e aprender a pedir que, em cada momento, os nossos erros de pensamento, palavras, feitos ou ações sejam purificados. O processo diz essencialmente respeito à Libertação, à Completa LIBERDADE em relação ao Passado.

Morrnah Nalamaku Simeona 
que reinventou a técnica.


Há duas técnicas de Ho’Oponopono

- interpessoal ou tradicional que requer a participação de todos no processo de reconciliação, da solução de problemas.
- intrapessoal, ou Identidade Própria, outra técnica onde você se comunica diretamente com a Divindade.


A Sacerdotisa 
Curadora

 O HO’OPONOPONO Intrapessoal ( parece ser mais eficiente que a primeira técnica) foi resgatado e atualizado  de antigas tradições Huna pela senhora Morrnah Nalamaku Simeona( *1913 Honolulu- +1992 Alemanha), uma “Kahuna  Lapa'au” ou sacerdotisa curadora, que ensinou versão atualizada do Ho’oponopono em todo os Estados Unidos, Ásia e na Europa. Ela mesclou  a antiga técnica com seus conhecimentos cristãos/evengélicos que recebeu. O Dr. Ihaleakala Hew Len, aprendeu com ela, tornando-se seu ajudante (por dez anos) sucessor e divulgador do processo.

Dr. Len e a senhora Simeona

A Sra Simeona foi considerada um tesouro vivo do Havaí em 1983 pela Hongwanji Mission of Honolulu e pelo Legislativo do Estado do Havaí.

No Brasil, o conhecimento da técnica se deu pelo livro Limite Zero do Dr. Joe Vitale (escritor americano) e do próprio Dr. Ihaleakala Hew Len.


LIMITE ZERO


 Como Dr LEN Empregou o HO ‘OPONOPONO INTRAPESSOAL


Dr. Ihaleakala Hew Len, PhD em psicologia, foi trabalhar num Hospital Estatal do Hawai, onde ficou durante três anos. O pavilhão que lhe foi destinado, psiquiátrico, encerravam os criminosos e loucos e era tão perigoso que os psicólogos que ali iam trabalhar, desistiam do serviço em um mês. A maior parte dos profissionais ficavam doentes ou simplesmente renunciavam. As pessoas que atravessavam esse pavilhão caminhavam com as costas contra a parede, temerosas de serem atacados por seus pacientes. Não era um lugar agradável para viver, trabalhar ou visitar.


Paciente do Hospital 
ala psiquiátrica.

 O Dr. Len assinou um acordo de ter um escritório no hospital e revisar as fichas desses pacientes. Ao revisar as fichas começou a trabalhar consigo mesmo, usando antigas técnicas de cura havaiana, aprendida com a Sra Simeona. Enquanto fazia isso, mesmo sem nunca ter visto os pacientes, eles começaram a se curar.

JOE VITALE - escritor
Dr. IHALEAKALA LEN psicólogo

Depois de alguns poucos meses, foi permitido aos pacientes que deviam estar acorrentados, caminhar livremente; outros que tinham que estar fortemente medicados começaram a diminuir sua medicação. E aqueles que jamais teriam nenhuma possibilidade de ser liberados, tiveram alta. E não foi só isso: os demais atendentes começaram a ir feliz para o trabalho. A ausência e as mudanças de pessoal diminuíam, enquanto aumentava a lista de pacientes que eram liberados, até que o pavilhão fechou.

Dr. Len explicando a técnica Ho'Oponopono.


A FACILIDADE do HO`OPONOPONO

Segundo Dr. Len ele apenas pegava as fichas nas mãos e dizia firmemente: “Sinto muito” e “Te amo”, muitas vezes! (fácil assim...) Dr. Len explica que ele não estava curando os pacientes mas curava aspectos “doentes” nele próprio. Isto era uma prova que algo que você experimenta e não gosta, está ali para que cure. Isso não existe, por assim dizer, exceto como projeções (do Ego) que saem de seu interior. O problema não está com eles, está em você e para mudá-los, é você primeiro que deve mudar.


HO'OPONOPONO
 AMAR a SI MESMO.

Assim Dr.Len começou a compreender sua própria cura e que, o Ho'Oponopono significava: Amar a Si Mesmo. 
No desenrolar do processo Ho’oponopono, Morrnah (a “criadora” do processo) foi orientada a incluir as três partes do eu, que são a chave para a Auto-identidade. 


Explicação da Mente
segundo os Kahunas

Essas três partes, presentes em cada molécula da realidade, são chamadas de Unihipili (criança/subconsciente), Uhane (mãe/consciente) e Aumakua (pai/superconsciente). Quando esta “família interna” encontra-se alinhada, a pessoa está em sintonia com a Divindade, acontece o equilíbrio e a vida começa a fluir. 

O Ho’oponopono auxilia na restauração do equilíbrio, primeiramente no individuo e depois em toda a criação.

O HO' OPONOPONO Restaura o Equlíbrio.

“Se deseja melhorar em tudo, deve antes Curar sua vida. Se deseja curar qualquer outro, ainda que seja um criminoso mentalmente doente, faça-o curando a si mesmo.” 
“O resultado é que, amar a si mesmo é a melhor forma de melhora-se e enquanto você melhora a si mesmo, melhora seu mundo”. Dr. Len.
 _____   ***   _____

 Para ler a segunda parte  Como o Ho'Oponopono Funciona - 
 http://magiadailha.blogspot.com.br/2012/05/hooponopono-curas-profundas-simples.html
Pesquisado e compilado de meus estudos, apostilas de cursos.
Do livro:
VITALE, Joe e LEN,  Ihaleakala  Hew, Limite Zero, editora Rocco, SP.

Nos sites:
http://www.businessbyyou.com/
http://www.blogger.com/goog_685897811
http://www.blogger.com/goog_685897814
http://en.wikipedia.org/wiki/Morrnah_Simeona

Imagens deste e de outros sites da Net


10 comentários:

  1. Achei genial, e estou aplicando quando me deito para dormir. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manoel,

      Obrigada por acessar o blog Magia da Ilha e por seu comentário. Estes nos ajudam a continuar pesquisando e postando assuntos de CURA e do interesse de todos.
      PAZ, LUZ, CURAS, ALEGRIAS e AMOR, tudo com EQUILÍBRIO em sua vida!
      Apareça mais vezes, será um prazer sua visita.
      Abraços fraternos
      Gení

      Excluir
    2. Que nos ajude esta técnica a superar-nos e superar nossa pequenez..

      Excluir
    3. Olá vc da Camargoarte,

      Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e pelo comentário! Sim, esta simples e fácil, mas Incrível, arte de cura tem feito verdadeiros "milagres" na vida de muitas pessoas, "salvado" vidas, melhorado relacionamentos...Tem até músicas com o tema que vc pode deixar tocar para imprimir seu inconsciente!
      Somos gratos aos kahunas que nos doaram essa excelente arte de cura com simples quatro frases mas de um imenso poder...
      Apareça mais vezes, será um prazer!
      Fique na Paz, Luz, Curas e Alegrias do Ho'Oponopono e dos Santos Seres.
      Abraços fraternos
      Gení

      Excluir
  2. Muito bom mesmo!! Temos que aplicar em todos os momentos da vida! Gratidão

    ResponderExcluir
  3. Olá Camila,

    Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e pelo comentário. Realmente, deveríamos usar e abusar desta incrível, fácil e simples forma de Cura: o HO'OPONOPONO: Sinto Muito - Me Perdoe - Te Amo - Sou Grata!
    Abçs
    Gení

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito de conhecer um pouco da técnica de ho'ooponopono, precisamos nos conhecer e é bem difícil. Fico muito preocupada em me melhorar, mas existe um fantasma que fica o tempo todo nos controlando... O sr. Ego, ele manipula os nossos sentimentos, atos e atitudes. Quando você acha que está melhorando, lá ele se mostra novamente e com esse processo, acho que se torna bem mais fácil. Você se concentra no amor e nas palavras e o universo se encarrega de modificar o mundo em sua volta. Vou praticar e também vou comprar o livro, quero conhecer melhor essa técnica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graciosa,

      Grata pelo acesso ao MAGIA da ILHA e pelo comentário!
      Realmente, o EGO está sempre atento para que não mudemos, e assim ele possa ficar no controle...E se quisermos nos melhorar precisamos aprender a lidar com ele não num confronto de luta, mas num cuidado diário de auto-controle...
      Apareça mais vezes, será um prazer!
      PAZ, LUZ, CURAS e ALEGRIAS!
      Abraços
      Gení

      Excluir
  5. Sou grata !!! Amo vocês! Paz e luz pra todos !!!👐👐

    ResponderExcluir
  6. Olá, paz e luz a todos!
    Tenho praticado hooponopono diariamente , repetindo o meu nome em seguida sinto muito, por favor me perdoe, sou grata eu te amo. Na busca de curar minhas crenças negativas inconscientes, confesso que não é fácil, mas acredito que vou conseguir.

    ResponderExcluir