domingo, 21 de maio de 2023

ARTEMÍSIA - Propriedades e Usos (2ª parte)

PRINCÍPIOS ATIVOS da ARTEMÍSIA

Já falamos que a Artemísia, por ser uma das plantas mais completas da Flora, é conhecida como"deusa das plantas", na primeira parte do assunto:

De um amigo do blog Magia da Ilha, Luís Pontes: Gratidão!!!
Gostava de fazer uma correcção a este (excelente) artigo:
A Erva -de-S.João usada no tratamento da depressão é o Hypericum perforatum, que não tem nada a ver com as artemísias. O termo brasileiro "Erva-de-S.João" designa a Artemisia vulgaris que, essa sim, é uma artemísia mas que não é usada em depressão. A confusão nasceu do facto de "erva-de-s.João" na Europa só designar o Hypericum perforatum, o da depressão.

Vamos conhecê-la um pouco mais...




Seu principal componente é um óleo essencial que varia de cor verde-azulada e amarelo-castanho que possui: adenina, colina, cineol e tujona, flavonóides, taninos, saponinas, resinas, artemisinina, e princípios amargos.

Propriedades Medicinais:

Suas propriedades medicinais conhecidas são o efeito: analgésico, febrífugo, antiespasmódico, anticonvulsivo, diuréticas, sedativas, atiinflamatórias, tônico, calmante, digestivo, vermífugo (tênia, lombrigas e oxiúros) e regulador da menstruação. É uma das plantas mais completas na Flora Medicinal.

Partes Usadas: raiz, caule, folhas, flores (conforme a espécie)


 
USO MEDICINAL

É utilizada como planta medicinal desde os tempos da Grécia antiga.

Na antiguidade já era utilizada principalmente para cicatrizar feridas, queimaduras e tratamento para úlceras externas por meio de infusão das flores da artemísia em azeite de oliva.

A Artemísia é a principal erva do aparelho uro-genital feminino. Previne doenças, regulariza o ciclo menstrual, alivia as cólicas.

Vai um chá de Artemísia ai?

É empregada como chá muito benéfico para: gripe, anemia, envenenamentos, cólicas intestinal e menstrual, regula a menstruação e tira as dores pós-parto; debilidade do estômago, gastrite, flatulências, mau hálito; epilepsia, câimbras, diarreias, hidropisias, icterícia, vermes, reumatismo, nervosismo, histerismo, nevralgia; para auxiliar no tratamento de diabetes e ultimamente para combater a malária, a febre amarela e até a dengue.

O chá de Artemísia limpa e regulariza o funcionamento de diversos órgãos: estômago, fígado, rins, bexiga e pulmões (usada para controle da asma).
É um excelente diurética, e por isso ajuda muito no funcionamento e na limpeza constante dos rins.

O óleo da artemísia é empregado para diversos tipos de dores e muito usada hoje nas terapias alternativas para melhorar a concentração e a memória, misturado com óleos essenciais de alecrim e sálvia.

Usada como Florais (de Minas) a Artemísia promove purificação de corpo físico, mental e espiritual; sendo ideal para situações de emergências onde a vibração mal qualificada dificulta o entendimento.

Para prevenção e tratamento dos problemas femininos, usa-se a artemísia, com a tanchagem e o sabugueiro

Também o Óleo de Artemísia
 é curativo

Em caso de dores reumáticas, fazem-se fricções com o sumo dessa erva, sobre partes doloridas. Para os mesmos fins aplica-se também compressas quentes ou cataplasmas com o cozimento de artemísia.

A Artemísia (erva-de-são-joão) tem sido estudada e testada como um tratamento alternativo para casos de depressão leves e moderados, ansiedade, insônia e outros problemas relativos ao sistema nervoso.

Não se pode abusar do chá
 da Artemísia, embora curativo.

Na homeopatia, é indicada para mulheres durante o climatério. O banho quente de chá de artemísia auxilia a tratar dores de coluna e cólicas menstruais. E o escalda-pés alivia o cansaço e ativa os rins.

É erva contra-indicada a mulheres grávidas devido a ser uma planta abortiva. Em dose exagerada é perigosa.



Artemísia, Erva da Mulher, 
 Erva da Vida

USO ENERGÉTICO: (e “mágico”)

Artemísia é a erva da mulher, para recompor o Eu feminino, para ajudar a mulher a se integrar muito mais no seu papel, com sua maternalidade e sensibilidade. É ótima para mulheres que precisam ser sempre fortes, ou que não se assumem inteiramente, pois precisam fazer numa grande parte da sua vida, papel de homens. Essas mulheres têm normalmente problemas menstruais. Também é conhecida desde a antiguidade por ajudar nos partos.

Em geral, depois que você começa a tomar, demora algumas semanas para que surjam os primeiros resultados, mas, para algumas pessoas, bastam algumas horas para que elas já comecem a se sentir melhor.

Artemísia, ajuda a mulher 
a integrar seu papel.

Esta planta faz com que a pessoa se sinta pisando num terreno seguro e consiga olhar com mais objetividade para a própria vida. Em alguns casos, no entanto, ela pode interferir nos trabalhos de magia, pois amortece um pouco os sentidos e torna mais difícil a percepção das energias.

A Artemísia deve ser usada por pessoas que constantemente precisam de uma limpeza energética profunda, e quando há necessidade de limpeza profunda de toxinas físicas e energéticas.

Foi usada desde a antiguidade por clarividentes pois dizem que promove sonhos psíquicos, viagens astrais, visões do futuro (podendo para isso ser fumada, queimada ou bebida em forma de chá).

Para os antigos, a Artemísia era uma das Ervas “mágicas” usadas como proteção e “limpeza”.


Ramos de artemísia presos as portas da casa evitavam a entrada de inveja e qualquer energia negativa.

Na Idade Média e na cultura Celta, a artemísia era queimada ou exposta nos lugares em vasos, em forma de bonecas ou guirlandas para afastar “maus espírito”, ficando conhecida inclusive como infalível “espanta demônios”. Parece até ter sido usada pelos exorcistas.

Dizem que um travesseiro recheado de folhas e flores de artemísia auxilia a ter sonhos proféticos.

As vassouras feitas com artemísia protegiam o ambiente e atraiam espíritos benfazejos.

Num almanaque médico astrológico, de épocas renascentistas, apareceu escrito por um autor desconhecido, os segredos da artemísia: "Infunde alento, ânimo e força, a quem a trouxer consigo junto do coração. Essa erva, bebida num copo de vinho branco, tira logo o cansaço do caminho. E tem outra rara virtude, que o caminhante que a trouxer, sentirá muito menos o caminhar. Estas virtudes recebe essa erva de uma estrela que os astrólogos chamam Algol."

Partes da Artemísia 
secando para uso.

O chá de artemísia pode ser usado para limpar os cristais e as gemas e também para quem quer se comunicar com as fadas, segundo a magia cigana.

Incenso artemísia
As folhas de Artemísia depois de secas, queimadas em brasa, devem
ser espalhada por toda a casa e sobre as pessoas vítimas de ataque psíquicos diversos como: obsessões, mau-olhado, larvas astrais e mentais.

Uma forma de fazer uso dessa erva mágica é colocando-as em um saquinho feito com veludo preto. Este saquinho é um amuleto mágico, por isso sempre leve-o consigo.

 Secar a artemísia e deixá-las penduradas em algum lugar de sua casa, também é uma forma poderosa de atrair as forças mágicas destas ervas.

Artemísia secando junto a outras Ervas.

Propriedades mágicas:
A Artemísia sempre foi usada em vários lugares do mundo e em várias tradições para magias de: amor, atração, sexualidade, proteção e prosperidade (usada para atrair dinheiro) Está associado à destruição, como veneno.

Astrologicamente, a artemísia está ligada:
Planeta: Vênus, Plutão, Mercúrio, Marte, Sol, Lua e Saturno (Conforme a espécie)
Deusas e deuses: Artemís, Afrodite e Zeus
Elemento: Terra, fogo, ar ou água conforme espécie.
Signo: rege o signo de Câncer.

USO CULINÁRIO

Grande parte das espécies da Artemísia não deve ser consumida crua, pois é tóxica nesta condição, a exceção de uma espécie usada como tempero: a Artemisia dracunculus - o estragão


Licor de artemísia
Licor De Artemísia (uso mágico)
300 g de erva fresca, lavada e seca.
3 buquês de sabugueiro
Colocar essas ervas num vidro e cobri-las com pinga de boa qualidade e baixo teor alcóolico.
Deixar repousar por 21 dias
No dia marcado, coar a pinga para garrafas escuras, deixando-as pela metade e o resto completar com calda grossa de açúcar.
Deixar repousar em lugar escuro por 45 dias.

Esse licor, se tomado regularmente, evita a entrada de qualquer energia negativa, segundo as tradições e o ditado popular.

OUTROS USOS

- A artemísia é muito utilizada como moxa na terapia chamada moxabustão, difundida através da medicina tradicional chinesa e japonesa.

Moxaterapia - O uso da moxa na
 tradicional medicina chinesa.

A moxa, ou mogussá, é um extrato envelhecido, batido e seco das folhas de Artemísia. Depois é utilizado tanto diretamente quanto indiretamente na pele em regiões com dores diversas ou nos pontos de acupuntura.


O princípio do tratamento é através do calor, mas ainda não são descartadas as propriedades curativas já conhecidas da planta.

Moxabustão - significa, literalmente, "longo tempo de aplicação do fogo", uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão da erva Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris (erva-de-São-João) Amplamente utilizada nos sistemas de medicina tradicional da China, Japão, Coréia, Vietnam, Tibete, e Mongólia. Hoje, bastante difundida e muito usada também no Brasil.

- Os andarilhos colocavam a planta nos sapatos para evitar feridas.

- Os escalda-pés ou pedilúvios feitos com o óleo de Artemísia, relaxam, tiram dores, e promovem uma limpeza nos rins diminuindo o inchaço no corpo.(hidropisia)

- Os banhos de imersão com chá forte de artemísia, facilitam o parto e ajudam os muito nervosos, neuróticos e histéricos.

- A artemísia serve como repelente de insetos menores tipo: formiga, traças, basta colocar ramos secos nos cantos ou armários.

- Atualmente usada nos cosméticos e até nos perfumes.

Emplastro de argila e óleo de 
Artemísia, promove muitas curas.

- Os emplastros de artemísia, feito juntamente com argila ou farinha no plexo solar, limpam , energizam e dão coragem; promovendo Curas em diversos níveis de consciência.

 CUIDADOS!  
Muitas pessoas usam a artemísia como um antidepressivo natural. Consulte um médico, Naturólogo ou um Fitoterapeuta para que ele possa analisar se essa erva é indicada para o seu caso.

Procure um profissional 
na compra da Artemísia.

Não se esqueça de que as ervas têm um princípio ativo assim como qualquer medicamento de farmácia, por isso não podem ser tomadas sem indicação de um especialista.

*Por ser uma erva abortiva, NÃO DEVE SER USADA por MULHERES GRÁVIDAS, como já citamos acima. Também Não deve ser ingerido por Crianças.

Artemísia é uma 
planta abortiva.

Também Não é recomendado para mulheres que amamentam pois “amarga o leite”, segundo a sabedoria popular.

O absinto pode ser venenoso em doses altas. O uso intenso e prolongado pode causar dependência, declínio físico e mental e provocar nervosismo, ansiedade e cãibras.

Artemísia em excesso 
pode prejudicar o cérebro.

Doses altas de chá de artemísia podem causar dores de cabeça e tonturas. Doses em excesso são psicoativas e têm efeitos paralisantes. A overdose causa diarréia, perda da consciência. Melhor não dirigir ou operar máquinas sob o efeito do absinto.

Também não deve ser usado por quem estiver fazendo tratamento radioterápico.

Estragão - a Artemísia tempero.

* Ainda é importante lembrar que a losna ou absinto (Artemisia absinthium L.) não deve ser confundida com outras duas  plantas muito conhecida: o abrótano (Artemisia abrotanum L.) ou com o famoso estragão ou absinto russo: Artemisia dracunculus muito usados como tempero, que apresentam folhas mais finas e sabor agradável.

Daí mais uma vez afirmamos da necessidade da indicação de um especialista no assunto. Nenhum livro, apostila ou indicação escrita substituem os serviços de um profissional de saúde.
_____   ***   _____


Se quer ler sobre a Artemísia- conhecendo a planta - e sobre o Absinto, clic:
_____   ***   _____
Assunto pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza
Fontes principais:
- HERTWIG, Igor Francisco Von, Plantas Aromáticas, editora Ícone, São Paulo, 1991.
- CAMPOS, José Maria, Guia Prático de Terapêutica Externa, editora Pensamento/Cultrix, São Paulo, 1993.

Sites auxiliares, consultados para essa postagem:
ocantinhodaservas.blogspot.com
absolutoabsinto.blogspot.com
blogsocialdudupacheco.com
magiadakallina.blogspot.com
essenciapurpura.blogspot.com
pt.wikipedia.org/wiki/Moxabustão
www.absinthebuyersguide.com/drordinaire.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/losna/losna-2.php#ixzz1vMdeO76j

Imagens Net




45 comentários:

  1. Adorei saber das propriedades da artemisia. Quero saber aonde encontro o sabugueiro, para fazer o licor...abração.
    Jane

    ResponderExcluir
  2. Olá Jane,

    Obrigada por acessar o blog e ler. Bom o sabugueiro talvez você encontre nas lojas de produtos naturais, senão tem duas pessoas que vendem ervas na Praça XV. Se ainda assim não achar, é preciso procurar num sítio, alguém que tenha uma árvore. Sucesso!
    abçs

    ResponderExcluir
  3. Olá Você massagista Ramiro,

    Obrigada por acessar o blog e pelo comentário,
    que é um incentivo a nossas postagens. Se ajudou, fico realizada.
    Apareça mais vezes e obrigada também por se tornar amigo do blog...
    Fique na PAZ, LUZ, CURA e ALEGRIAS dos Anjos e dos Santos Seres.
    Abraços fraternos
    Gení Mafra

    ResponderExcluir
  4. Olá, ótimo blog, ótimas informações, me tirou várias dúvidas e me afirmou vários conceitos. Parabéns e obrigado!

    Vicenzzo

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Muito bom o blog.
    Me tirou várias dúvidas e confirmou vârios conceitos.
    Parabéns e Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Olá Vicenzzo,

    Obrigada por acessar o blog e pelo comentário, estes nos incentivam a continuar pesquisando e postando assuntos de interesse e com seriedade. Apareça mais vezes aqui no Magia, será um prazer sua visita.
    Fique na PAZ, LUZ e ALEGRIA dos Santos Seres, e vibremos AMOR se é isso o que queremos.
    Gení Mafra

    ResponderExcluir
  7. Olá mestra!

    Depois de um tempinho vim aqui escrever a você. Estou sempre dando uma passeadinha por este espaço que além de estar cheio de luz sempre nos brinda com cultura.

    Obrigado sempre! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Mestra!

    Passando e deixando registrado minha passagem pelo espaço. Muitas vezes esqueço de como é importante deixar o comentário de que passamos, e nos deliciamos com a leitura instrutiva. Muita Luz e Paz, sempre!

    ResponderExcluir
  9. Querido amigo Cláudio,
    Ter você aqui e ainda ler seu comentário...sabe que isso sempre é mais que uma grande alegria; é uma imensa HONRA! Seu comentário é muito importante. Ainda sonho de conhece-lo pessoalmente, vc e sua maravilhosa companheira Livia, aqui ou no Rio maravilhoso!Quem sabe um dia nos encontramos para um café não é? Fique na PAZ, LUZ e ALEGRIAS dos Santos Seres hoje e sempre, grande amigo!
    Abçs fraternos
    Gení Mafra

    ResponderExcluir
  10. Que maravilha de texto ! Parabéns pela dedicação ! Blessed be !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice,

      Obrigada pela visita ao blog MAGIA da ILHA e, em especial, pelo comentário elogioso...hehehe. Estes nos ajudam a pesquisar e postar cada vez mais, assuntos de interesses geral. Apareça mais vezes, será um prazer sua visita!
      Paz e Luz pra vocè!
      Blessed be!
      Gení Mafra

      Excluir
  11. Obrigado. Texto bastante esclarecedor, supriu as dúvidas que eu precisava.

    ResponderExcluir
  12. Olá Thiago Silva,

    Eu é que agradeço sua visita e, claro, o comentário "elogioso"...hehehe Estes nos ajudam a pesquisar mais e postar assuntos de interesse geral.
    Apareça mais vezes, será sempre bem vindo!
    Abçs de Paz, Luz e Alegrias!
    Gení Mafra

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Geni!
    Texto maravilhoso! Pesquisa linda! Muito agradecida! Bençãos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela,

      Gratidão pelo acesso; pelo comentário "elogioso"...estes nos servem de incentivo para postar assuntos que ajudem outros!
      Apareça mais vezes, será um prazer sua visita!
      Fique, hoje e sempre, na Paz, Luz, Curas e Alegrias das Ervas e dos Santos Seres!
      Abraços fraternos
      Gení

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Adorei seu blog. Passarei mais vezes para visitá-la.
    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  16. Olá Liz,

    Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e pelo comentário e sim, você será sempre bem vinda!
    Abraços de Paz, Luz, Curas e Alegrias muitas
    Gení

    ResponderExcluir
  17. Olá, Geni. Entrei aqui para saber sobre Artemisia e acabei ficando algumas horas. Tuas pesquisas são bem aprofundadas e colocadas de forma agradável, sem esquecer a generosidade de compartilhar os links. Salvei!

    ResponderExcluir
  18. Olá Lidete,

    Muito bom sabermos que pessoas que chegam aqui, pelo simples chegar...acabam ficando mais tempo! Isso muito nos alegra porque vejo que entendem minha proposta: tratar os assuntos com seriedade!
    Será sempre bem vinda; gratidão pelo acesso e pelo comentário!
    Paz e Luz!
    Abraços
    Gení

    ResponderExcluir
  19. Paty Mary,
    Gostei muito do Blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paty,

      Ao postar seu comentário deu um probleminha...mas aqui está!
      Grata por acessar o blog MAGIA da ILHA e deixar seu comentário!
      Sua visita será Sempre uma Alegria e uma honra!
      Apareça mais vezes!
      Abçs de paz, Luz e Alegrias em sua vida.
      Gení

      Excluir
  20. Olá. Boa tarde. Quero manifestar aqui minha gratidão pelo seu lindo trabalho. Estou sempre passando por aqui. Parabéns e gratidão. Bjks

    ResponderExcluir
  21. Olá Mara,

    Eu é que sou Grata por sua visita e seu comentário! Assim posso medir o que e o quanto as pessoas estão gostando e usando os assuntos postados...
    Apareça sempre, será um prazer sua visita.
    Abçs de Paz, Luz, Curas e Alegrias
    Com carinho
    Gení

    ResponderExcluir
  22. Gostava de fazer uma correcção a este (excelente) artigo:
    A Erva -de-S.João usada no tratamento da depressão é o Hypericum perforatum, que não tem nada a ver com as artemísias. O termo brasileiro "Erva-de-S.João" designa a Artemisia vulgaris que, essa sim, é uma artemísia mas que não é usada em depressão. A confusão nasceu do facto de "erva-de-s.João" na Europa só designar o Hypericum perforatum, o da depressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luís,

      Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA, pelo comentário e, principalmente, grata pela correção...Se me permite, vou acrescentar ao assunto...da forma que você colocou.
      Aparecerá sempre, será um prazer e, no que precisar, pode fazer correção, só tenho a lhe agradecer!
      Fique, hoje e sempre, na paz, Luz e Alegrias dos Santos Seres!
      Gení

      Excluir
  23. acredito que seja a melhor erva do mundo

    ResponderExcluir
  24. Olá Unknown

    Também acho a artemísia uma erva maravilhosa!
    Gratidão por acessar o blog Magia da Ilha e pelo comentário. Apareça mais vezes, sua visita será um prazer!
    Abraços de Paz, Luz e Alegrias!
    Gení

    ResponderExcluir
  25. É uma excelente erva, recomendo sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos Alberto,

      Grata pelo acesso ao MAGIA da ILHA e pelo comentário. Não sei sua profissão, mas acho ótimo que recomende pois acho de grande cura a artemísia, salvo raras exceções citadas...
      Apareça mais vezes, será um prazer sua visita!
      Fique, hoje e sempre, na Paz, Luz, Curas e Alegrias dos Santos Seres.
      Abraços fraternos
      Gení

      Excluir
  26. Qual a forma certa de fazer o chá de artemísia?

    ResponderExcluir
  27. Olá você que escreveu em 17/8/17

    Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e pelo comentário.
    O modo mais fácil e rápido de fazer o chá:
    -Ferva uma xícara de água (de preferência filtrada)
    Assim que levantar fervura desligue, coloque uma colher de cá de artemísia. Abafe por 5 min e está pronto!
    Para uma quantia maior use:
    - 1 l de água fervente,
    - Jogue dentro uma colher de sopa de artemísia.
    - Desligue o fogo imediatamente,
    - Abafe por 10 min e tome duas xícaras 3x ao dia.

    Apareça mais vezes, será um prazer!
    Abraços fraternos
    Gení

    ResponderExcluir
  28. Tenho muitas plantas de artemísia no meu jardim.
    São lindas e pela leitura que fiz, são ótimas pra muitas doenças e prevenções.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá vc que escreveu em 21/8/17

      Grata por acessar ao blog MAGIA da ILHA e por seu comentário.
      Ter Artemísia no jardim é uma benção, você é realmente uma pessoa abençoada! faça bom uso...
      E apareça mais vezes, será um prazer sua visita. Fique, hoje e sempre, na paz, Luz e Alegria dos Santos seres e dos Anjos com um chazinho de Artemísia!
      Abraços fraternos
      Gení

      Excluir
  29. Olá Gení bom dia! Adorei todas as informações sobre a Artemisia, ja gostava do oleo essencial desta planta, agora então eu amo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberta,

      Grata pelo acesso ao blog Magia da Ilha e pelo comentário, que servem de retorno para vermos o que mais postar.
      Também sou apaixonada pelas plantas, algumas em especial como a Artemísia!
      Apareça mais vezes, será um prazer sua amável visita.
      Fique na Paz, Luz, Curas e Alegrias dos Santos Seres e dos Anjos!
      Com carinho
      Gení

      Excluir
  30. Olá Simone,

    Primeiro desculpe pela demora em responder, mas além de estar fora por bom tempo e sem muito acesso a internet, algo aconteceu que o s comentários não apareciam...além do que não estive bem de saúde...
    Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e pelo comentário! Apareça mais vezes, será um prazer.
    Abraços de Paz, Luz e Alegria dos Santos Seres, com carinho
    Gení

    ResponderExcluir
  31. Olá Gení bom dia.
    Essa seria a mesma erva chama "Mastruz", pergunto pois no Nordeste minha vó usava como vermífugo inclusive batia no leite, porém não tinha gosto amargo. Na verdade seu cheiro e gosto eram mentolado, lembrava um pouco o hortelã, por isso fiquei um pouco confusa.

    ResponderExcluir
  32. Olá vc que escreveu em 30/04/20

    Grata pelo acesso ao blog Magia da Ilha e pelo comentário. Veja: embora uma delas se parece muito com mastruz, pelo que sei não são a mesma erva. Em alguns lugares o mastruz pode ser chamado:agrião, cana-do-brejo, erva de Santa Maria ou erva de São José...mas não artemísia!
    Porém é preciso ver melhor, com alguém técnico ou entendido do local, vai que aí no nordeste sejam plantas correspondentes, com outra denominação já que o país é muito grande...
    Desculpe se não respondi à altura, mas é o que sei...
    Um grande abraço de Paz, Luz e Alegrias
    Com carinho
    Gení

    ResponderExcluir
  33. Olá! Gratidão pelo artigo !
    Queria saber como fazemos a Artemísia,tanchagem e o sabugueiro como chá ou em vinho medicinal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda,
      Grata pelo acesso ao blog e comentário! O uso do chá ou do vinho depende de sua necessidade. Na dúvuda use o chá. Abçs de Paz, Luz e Alegrias!
      Geni

      Excluir