quinta-feira, 1 de abril de 2021

SANTO EXPEDITO Realmente Existiu? 19/04

O Santo da Causas Urgentes, Impossíveis ou Perdidas!



Santo EXPEDITO - Mártir
comemorado em 19/4.

  Santo Expedito, segundo a tradição, era armênio, não se sabe ao certo o local de seu nascimento, mas parece provável que seja Melitene, hoje  Melitia,ou Malatia - Turquia- (região do Cáucaso -  Ásia Ocidental). Sua cidade foi construída no século II pelo imperador romano Trajano, onde é provável que aí também o santo tenha sofrido seu martírio.

Melitine nos mapas antigos, 
hoje Melitia onde viveu Expedito

A Armênia foi uma das primeiras regiões a receber a pregação dos apóstolos Judas Tadeu, Simão e Batolomeu, mas também local de inúmeras perseguições aos cristãos.

Deocleciano, imperador que subiu ao trono de Roma em 284, parecia oferecer aos cristãos garantias de benevolência, pois havia em seu palácio a liberdade de religião, sendo, inclusive, sua esposa Prisca e sua filha Valéria, cristãs, ou ao menos, catecumenas.

Deocleciano, o Tirano 
para os cristãos.

Sob influências de Galero, seu genro, pagão convicto, Deocleciano determinou a perseguição dos cristãos, ordenando a destruição de igrejas e livros sagrados;  empreendendo a exterminação sistemática dos cristãos, envolvendo, inclusive, os membros de sua própria família e os servidores de seu palácio ( entre tantos estão São Sebastião e São Jorge)

Quanto a Santo Expedito pairam muitas estórias e lendas. Até seu nome pode não ser verdadeiro ou pode se referir aos inúmeros soldados romanos que foram sacrificados e martirizados por serem cristãos, já que todos os historiadores estão de acordo na fixação da época e local em que Santo Expedito morreu pela fé. Mas não quando se trata de seu nome.  Pode ser que seu nome tratava-se de um apelido ligado, seja à sua pessoa, ou mesmo a toda a legião de que era o chefe.

Soldados romanos 
da antiguidade.

As opiniões diferem até porque havia no exército romano duas espécies de soldados: o "expeditus" e o "impeditus".

O "expeditus" era assim chamado porque tinha um armamento leve e desembaraçado de toda a carga de que era encarregado o "impeditus". Toda uma parte da milícia (os "expediti"), levemente equipada, podia à primeira ordem, entregar-se à defesa do território.

Os "expediti", antiga 
guarda romana real.

Os "expediti" formavam, assim, um corpo inteiro ao qual teria pertencido Santo Expedito. Uma pura coincidência teria favorecido o relacionamento do nome do Santo com o das tropas que ele comandava. Neste caso, "Expeditus" ter-se-ia em seguida tornado um nome próprio.

Também, o nome Expeditus (Expedito) pode ser uma corruptela de Elpidius, conforme sugerem os beneditinos de Paris.


Antiga imagem de Sto Expedito 
(Portugual)

 Outra hipótese é de que o nome tenha derivado de spedito, palavra inscrita numa caixa com relíquias de um santo desconhecido retiradas das catacumbas de Roma e enviada a Paris no século XVII. Contudo, spedito em italiano significa "rápido", e pode significar simplesmente que a caixa devia ser enviada com presteza ao seu destino e isso pode ter causado confusão achando que era o nome do santo.

Há inúmeras estórias e lendas a esse respeito. Daí é que muitos pesquisadores questionam se ele de fato existiu como pessoa única; ou se existiu qual era seu real nome; ou ainda se ele é a representação de uma classe (militar) de mártires cristãos.


Igreja da pequena cidade 
de Malatia (Turquia)
 
Enfim, o que há registros é de que seu culto se estabeleceu em sua pátria, transpondo o Oriente e passou para a Alemanha meridional. De lá se espalhou pela Itália, sobretudo na Sicília, na Espanha e difundiu-se pela França e Bélgica.

Em várias igrejas do mundo apresentam-se estátuas representando Santo Expedito, com traje legionário, vestindo uma túnica curta e um manto jogado militarmente atrás das espáduas, tendo postura marcial. Em uma mão segura uma palma e na outra uma cruz.

Sto Expedito como legionário.

Sua atitude é de um homem pronto para a ação. É nesta postura, cheia de entusiasmo e generosidade, que os fiéis viram o defensor e patrono das "Causas Urgentes".

Diz-se ainda dele que levava uma vida devassa e de tanto ver mártires, recebeu um dia uma inspiração do Espírito Santo e resolveu tornar-se cristão, quando um corvo lhe pousa no ombro lançando seu grito habitual “Crás” que na língua latina significa “amanhã”, ao que o santo responde: "Hodie!" (que significa: "Hoje", “agora”, “ já”). Quanto a isso também há muitas lendas...

No entanto, não importa. O que importa é a Fé com que o povo conclama por este santo mártir, decapitado no dia 19 de abril de 303.

Primeira capela em honra a Sto Expedito, 
no Brasil, na cidade de São Paulo.

Santo Expedito ficou conhecido no Brasil a partir de 1942, quando foi construída sua primeira Igreja, na verdade uma pequena capela, nos arredores do quartel da Polícia Militar de São Paulo, mas foi só à partir dos anos 80 que  aumentou a Fé da população neste santo mártir.

Se quiser ler as Orações à Santo Expedito aqui no blog, clic:
http://magiadailha.blogspot.com.br/2012/04/oracoes-suplicas-e-ladainha-santo.html
_____   ***   _____


Compilado e postado por Geni Mafra Souza
De minhas vivências, revistas, "santinhos"

Fontes da Net:
igrejascatolicas.tripod.com/biografia.html
cafehistoria.ning.com/group/.../forum/.../quem-foi-santo-expedito
pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Expedito
www.portalsaofrancisco.com.br/...santo-expedito/dia-de-santo-expedi
http://www.feng.pucrs.br/~fdosreis/santos/santo_expedito.htm

http://www.angelfire.com/

Imagens deste e de outros sites da Net



17 comentários:

  1. Muito interessante a história desse Santo...Que, aliás, pode até nem ter existido!!! Mas o que vale, no final mesmo, é a fé!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, Dona Gení, inadvertidamente, esqueci de colocar meu nome no comnetário anterior: Wallie! rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Wallie,

    Também penso até porque neste ano foram martirizados inúmeras pessoas e entre eles muitos soldados. E como aprendi nos meus dois últimos cursos: no de DNA e no de EMF, o que vale realmente é a INTENÇÃO (Fé)!
    Obrigada por participar comentando!
    Bjs
    Gení

    ResponderExcluir
  4. gostei de saber a estoria de santo espedito gostaria de comprar uma oraçaõ sou de rondonia obrigtado por está informaçaõ

    ResponderExcluir
  5. Olá Celia Regina,

    Obrigada por acessar o blog e comentar, isto nos dá incentivo para continuarmos. Se você não achar as orações tem aqui no blog mesmo,pode tirar cópias sem problemas...
    Abçs e espero que consigas o que queres>
    Gení

    ResponderExcluir
  6. ELE EXISTIU SIM. VIVA SANTO EXPEDITO

    ResponderExcluir
  7. Olá Lucas,

    Acredito também que sim, mas as lendas também existem e é preciso que cada um de nós saiba disso e fique livre para acreditar ou não...e isso vai da Fé de cada um.
    Obrigada por acessar o blog e pelo comentário,
    fique na PAZ, LUZ e ALEGRIA dos Santos Seres!
    Abraços fraternos
    Gení Mafra

    ResponderExcluir
  8. Agradeço a Santo Expedito pela graça recebida! Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá você que escreveu dia 9/02.
      Agradeço também à você ter acessado o blog e pelo comentário, levando pelo seu depoimento FÉ a outras pessoas que podem estar precisando!
      PAZ e LUZ à você!
      Gení

      Excluir
  9. A historia de santo expedito é muito interessante e reveladora para quem o admira e e devoto da santidade. Agradeço a santo expediro pela graça alcaçada e por ter conseguido o meu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. À você que deu seu depoimento em 02 de abril, também eu agradeço o acesso ao blog Magia da Ilha e pelo comentário!
      Apareça mais vezes, será um prazer!
      PAZ e LUZ à você!
      Abraços fraternos de Curas!
      Gení Mafra

      Excluir
  10. Santo Expedito existe, eu o agradeço sempre. Confie e peça com fé, você não será desamparado!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom porque tenho fé em deus e aos seus santos decipulos e que tenho fé creio no espírito do senhor porque deus e maravilhoso e poderoso senhor Jesus obrigado pelo que fez na minha vida obrigado e tenha fé acredite não deixe a esperança morrer. Tenho fé e passo esse amor para vcs amigos e amigas amem

    ResponderExcluir
  12. Eu confio muito nesse patrono que das causas urgente. E desesperados tenho fé e acredito muito na fé sei que vai realizar todas as bênçãos e milagres amem viva santo poderoso expedito

    ResponderExcluir
  13. Amem e amem viva meu santo poderoso e forte que tenho fé e que interceda. Junto a Jesus Cristo nosso senhor amem. Amem ,amem ti amo muito Jesus Cristo nosso senhor amo meu deus acima de tudo e todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho muita fe em meu sto expedito,e em meu jesus cristo e em meu deus.

      Excluir
  14. Olá Luzimar,

    Grata pelo acesso ao blog MAGIA da ILHA e pelo comentário. Realmente, o que conta é sua FÉ!
    Um grande abraço e fique na Paz, Luz e Alegria de Deus pai, Jesus seu filho, Sto Expedito e de todos os santos Seres!
    Abçs
    Gení

    ResponderExcluir