quarta-feira, 5 de julho de 2023

*- ARTEMÍSIA - Uma “Planta Mágica”? -*(1ª parte)


A Artemísia, como o alecrim, parece ser outra planta revestida de magias e mistérios, já que é denominada por alguns até como “a planta mais poderosa da terra”, "a erva da vida", "erva das bruxas" ou “a deusa das plantas”, sendo considerada Sagrada para os orientais.

ARTEMÍSIA - a Planta Sagrada.

Seu nome é em honra a Artemís (Diana, entre os romanos, deusa da caça e da castidade); a deusa grega, protetora dos partos; ainda na Grécia Antiga. Daí vem o seu nome científico: Artemisia absinthium.


Artemís, a deusa grega 
que deu nome a planta.

Conhecendo Melhor a Planta:

Família: Artemisia pertencente à família Asteraceae (margaridas)
Espécies: O grupo inclui 200 a 400 espécies de plantas herbáceas e arbustivas, ricas em óleos voláteis. O absinto é um exemplo de espécie de Artemisia. Assim, vemos que há inúmeros tipos de artemísia e, quase todas atuam de maneira semelhante, claro, com algumas exceções.
Habitat: Artemisia vulgaris (também chamada de erva do fogo ou artemigem). É natural da Europa temperada, Ásia, norte da África, mas também está presente na América do Norte, onde é uma erva invasiva. No Brasil é cultivada em hortas e jardins em locais agrestes. Hoje, está disseminada em todo o mundo.


Artemisia vulgaris 
parece ser a mais comum
 
Solo: Tem preferência por solos argilo-arenosos, mas cresce em todos os solos desde que permeáveis. Vegeta espontaneamente em solos não cultivados (baldios). A propagação é feita por divisão de touceiras com raízes, estacas de galhos ou sementes.
Clima: Produz melhor em climas temperados. Há espécies de Verão/outono e de inverno.
Partes utilizadas: raiz, caule e folhas. Todas as partes da planta possuem sabor muito amargo e aroma muito forte.

Artemísia - Pede solo arenoso 
e até com pedras.

Colheita: Em cultivos comerciais, corta-se toda a planta após dois anos. Colhe-se as folhas pela manhã, nas primeiras horas do dia, preferencialmente antes da floração.

Outras denominações: Também conhecida por: absinto, absinto comum, absinto grande, absinto maior, absíntio, absinto selvagem, acinto, acintro, aluína, alvina, artemísia-comun, artemísia-verdadeira, artemíge, artemijo, citronela maior, erva dos bichos, erva dos cem gostos, erva dos velhos, erva santa, erva-do-fogo, erva-de-são-joão, flor de diana, flor-de-São-João, gotas amargas, losma, losna, losna branca, losna-brava, losna de dioscórides, losna maior, sintro, vermute. ( em alguns lugares também chamada fel-de-índio, mas no geral parece ter outra planta com essa mesma denominação)

Família das Asteraceas - margaridas.
 
Descrição: A Artemísia é uma planta perene (vive mais de 2 anos) herbácea de pequeno porte, geralmente medindo em torno de 40 cm a 2 metros de altura; nativa de regiões de clima temperado. Seu caule possui uma coloração púrpura. Suas folhas, de 5 a 20 cm são fendidas conforme a espécie; de cor verde-escuras acinzentada na superfície, possuindo densa camada de pequenos pelos brancos na parte inferior. Produz flores pequenas, de cores vermelhas, brancas ou amarelas. A Artemisia vulgaris,(popular erva-de-Saõ-João) por exemplo, floresce em outubro.

Artemisia vulgaris L.

Um pouco de História
A Artemisia absinto é famosa desde tempos muito antigos, pelas suas virtudes medicinais, sendo inclusive citado num papiro egípcio que data de 1.600 a.C.

Dizem que foi citada num provérbio de Salomão que teria declarado: "a infidelidade, ainda que possa ser excitante e doce no seu início, costuma ter um fim amargo como a losna" (um de seus nomes popular).

Os egípcios já usavam 
a Artemísia para Curas.

Hipócrates, o pai da medicina, costumava receitar uma planta chamada Artemisia Absinthium para tratar anemia, asma, reumatismo, dor de estômago e cólicas menstruais.

Sabe-se que a Artemísia tornou-se também uma planta mágica ou Sagrada para os orientais, - tendo até um tempo no calendário chinês consagrado a ela: no início (dia 05) de maio- sendo uma erva largamente usada na medicina chinesa, principalmente na forma de moxa. (ver na segunda parte “outros usos”).

Artemísia a erva 
dos videntes.

A artemísia- Sempre foi usada por videntes, clarividentes e místicos, de diversos lugares do mundo, como auxiliar nas”adivinhações”.

O Nome
- A palavra "vermute"(absinto) (bebida também preparada à base desta erva) tem tudo a ver com a losna: significa "warmwurz", ou seja, "raiz quente" e é o nome da losna em alemão.
- Já em grego, a palavra losna significaria "privado de doçura"; mas também tem o significado de integridade e boa saúde;
 Na língua latina significa "sem prazer".             
Ainda os nomes do Absinto em outros idiomas:
- Assenzio (Itália),
- Green ginger (USA),
- Ajenjo (Espanha, Argentina),
- Absinthe (França).

Absinto - Famosa Bebida da Belle Epoque: a “Fada Verde”

Dr. Ordinaire e o famoso Absinto.

Caso estranho ocorreu com a Artemísia no século XIX e princípios do século XX , quando registrou-se vários casos de intoxicações e até mortes provocadas pelo uso de um “licor”; na verdade uma bebida destilada; que parece ter sido criada primeiramente como remédio do tipo “Cura-tudo” pelo Dr. Pierre Ordinaire (1741-1821) médico francês que vivia exilado por razões políticas em Couvet, na Suíça, entre os anos de 1789 a 1797.

O excêntrico Dr. Pierre Ordinaire.

Encontrando em campos suíços, ervas que antes só conhecia nos livros, o médico começou a fabricar uma poção composta por 16 ervas, dentre as quais: Artemísia, camomila, melissa, anis, funcho e limão com principais ingredientes. Em menores quantidades: angélica, anis estrelado, zimbro, noz-moscada e verônica. Como a principal erva era o absinto (artemísia), seu nome foi dado à droga.

A famosa Absinthe

Pesquisando, Ordinaire descobriu que o efeito da mistura poderia ser potencializado em solução alcoólica, chegando a percentagem que achou ideal, de 75% de álcool para 30% das mistura de ervas. Mais tarde, alguns fabricantes da mistura usavam diferentes ingredientes, tipo o cálamo, que supostamente teriam efeitos psicoativos.  

A "Magia" do Absinto: 
a fada verde.

Descoberto pela população na França, o “licor de absinto” passou a ser usado como alucinógeno e não com finalidades medicinais. 

A bebida, que era obtido pela maceração do absinto em álcool, intensificava a ação da tujona , (tuinona ou tuiona) o principal princípio ativo do absinto substância tóxica, capaz de manter as células cerebrais em permanente estado de excitação, e com poder alucinógeno,  ficou famoso com o nome de “fada Verde”. 

Curiosamente não é só o Absinto que possui Tujona mas também outras bebidas populares, incluindo Vermute, Chartreuse (outro tipo de licor de ervas conhecido como "longa vida"), e Beneditina, embora  nestas a Tujona encontra-se em  pequenas quantidades.

Absintho servido com 
torrão de açucar.
 
A bebida  era também servido com torrão de açúcar e láudano, este último um opióide. Parece ter sido ela; (La Fée Verte); a responsável pelo comportamento bizarro ( e até assassino!) de diversos escritores, poetas e artistas da Belle Epoque”- século 19 início do século 20-  entre eles:  Edouard Manet, Charles Baudelaire, Paul Verlaine, Arthur Rimbaud, Van Gogh, Oscar Wilde, Henri de Toulouse-Lautrec, Edgar Allan Poe, Edgar Degas e Paul Gauguin; e mais recente Aleister Crowley, Pablo Picasso e Hemingway;  e ainda hoje: Johnny Depp, Leonardo DiCaprio entre outros

Baudelaire e a 
famosa"Fada Verde".

No entanto, a verdadeira história do absinto parece nem ter começado realmente nos anos 1800, mas remonta a meados do século 18, repleto de lendas sobre as origens desta bebida atribuídas ao Dr. Pierre Ordinaire, pois a produção de absinto-como bebidas na região de Neuchatel já aparece a partir da década de 1750 ou mesmo antes. Parece que o Dr. Ordinaire era apenas um médico entusiasta, eufórico que promoveu o uso de absinto como um remédio/tônico de ervas que, na verdade, já era popular na região. 
O Absintho já era 
popular como tônico.

Com uma percentagem muito elevada de álcool, de 40% e 85% virou “bebida da moda” causando além do alcoolismo, outros problemas de saúde, inclusive mentais, tais como: epilepsia, suicídio e loucura; e consequentemente o aumento da criminalidade; com diversos casos que foram parar nos jornais. O fato levou a bebida a ser proibida na maior parte da Europa e no Estados Unidos. 


Absintho e a "Belle Epoque"

No Brasil, a bebida só chegou em 1999, e foi legalizada com o teor de álcool de 54°GL. Hoje, ela passou a ser liberada novamente em alguns países, com a porcentagem da toxina presente na artemísia, controlada pela União Européia, e diminuída 26 vezes, na confecção da bebida.

A quantidade máxima permitida pelo Conselho da Europa e Ministério de Saúde do Brasil é de 10 mg/kg. 
Assim: água, açúcar, anis verde e corante juntam-se ao álcool e à infusão de ervas na fórmula do destilado, e além da artemísia, entram na infusão sementes de funcho, hissopo, anis e erva cidreira.

Absinto no Brasil.

- A Artemísia NÃO PODE SER USADA por Mulheres Grávidas. (outras restrições ver "Cuidados" na segunda parte) e precisa ser prescrita por um profissional da área.

Na segunda parte leia:
-Uso medicinal, uso energético ou terapêutico, propriedades, usos e cuidados com a Artemísia:
http://magiadailha.blogspot.com.br/2012/05/artemisia-propriedades-e-usos-2-parte.html

Já, corrigindo, uma colocação feita pelo leitor Luís Pontes, a quem agradeço de coração:

Gostava de fazer uma correcção a este (excelente) artigo:
A Erva -de-S.João usada no tratamento da depressão é o Hypericum perforatum, que não tem nada a ver com as artemísias. O termo brasileiro "Erva-de-S.João" designa a Artemisia vulgaris que, essa sim, é uma artemísia mas que não é usada em depressão. A confusão nasceu do facto de "erva-de-s.João" na Europa só designar o Hypericum perforatum, o da depressão.
_____   ***   _____

Pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza.
Fontes de pesquisa

- HERTWIG, Igor Francisco Von, Plantas Aromáticas, editora Ícone, São Paulo, 1991.
- CAMPOS, José Maria, Guia Prático de Terapêutica Externa, editora Pensamento/Cultrix, São Paulo, 1993.

 Fontes da Net:
http://www.blogger.com/goog_520675931
pt.wikipedia.org/wiki/Artemísia
absinthe.msjekyll.com/
wlww.achetudoeregiao.com.br/animais/artemisia.htm
http://www.medicinachinesapt.com/moxabustao.html%20-%20Portugal
http://www.greendevil.com/absinthe_history.html
www.thao.com.br/index.php?id=50
chemistry.about.com/od/chemistryhowtoguide/a/absinthe.htm
http://absinthe.arthemisia.free.fr/naiss.php?ARTHEMISIA
http://www.absinthefever.com/absinthe/history

Imagens deste e de outros sites da Net.

25 comentários:

  1. Oi, adorei o seu site. É uma ótima fonte de pesquisa. Obrigada! Márcia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Márcia,

    Obrigada por acessar e seguir o blog Magia da Ilha e também pelos comentários. Estes nos ajudam e incentivam a pesquisar e postar assuntos de interesse geral e que auxiliam a "nossa cura".
    Apareça mais vezes, será um prazer!
    Abraços de PAZ, LUZ e ALEGRIAS!
    Gení

    ResponderExcluir
  3. Realmente esclarecedor e didático. Lido com ervas para a saúde e não faço rituais de sacrifício, logo preciso o máximo de informações sobre as plantas para melhor atender meus pacientes, obrigado pela informação e pela história desta potente erva, bjs em seu <3 .

    ResponderExcluir
  4. Olá Paulo,

    Mais uma vez, bom ter você aqui conosco! A Artemísia, assim como a Lavanda, são plantas incríveis não é?
    Fico alegre que você tenha gostado e que vá lhe ajudar, de alguma forma. Venha no Magia da Ilha a hora que precisar ou que quiser, será sempre bem vindo!
    Abraços fraternos e bom trabalho com as ervas, esse "milagre" da natureza!
    Gení Mafra

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Belo histórico de informações sobre essa bela planta!

    ResponderExcluir
  6. Olá Ricardo,

    Obrigada ter acessado o blog, prazer ter você aqui conosco, neste cantinho mágico! Agradeço também
    o comentário pois não ajudam a pesquisar mais e melhor e aprimorar o blog.
    Apareça mais vezes, será um prazer!
    Paz e Luz!
    Abçs
    Gení

    ResponderExcluir
  7. Querida, obrigada pelas informações. Foram úteis pois estou estudando florais alquímicos Joel Aleixo e gosto de conhecer um pouco mais sobre as plantas, sua histórias, efeitos, crenças, etc. Foi útil e que bom que compartilhou conosco essas informações. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Olá Sonia,

    Conheço o sistema Joel Aleixo; já usei alguns e gostei, embora hoje voltei aos de Bach...
    Grata por acessar o blog MAGIA da ILHA e pelo comentário!
    Apareça mais vezes, será um prazer.
    Fique, hoje e sempre, na Paz, Luz e Alegrias dos Santos Seres.
    Abçs fraternos
    Gení

    ResponderExcluir
  9. Sonhei com minha mãe a alguns anos atrás e ela me disse pra tomar chá de raíz de losma com acelga.....
    Tem td a ver ,,,vou tomar .

    ResponderExcluir
  10. Olá Gênesis,
    Grata pelo acesso ao blog Magia da Ilha e pelo comentário...Estes nos ajudam a pesquisar e escrever assuntos de interesse de muitos!
    Apareça mais vezes, será um prazer.
    Abraços
    Gení

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Osney Vicentini,

    OLÁ GENÍ...
    MUITO BOM SEUS COMENTÁRIOS .
    TENHO INTERESSE EM CULTIVAR A ARTEMISIA VULGARIS PARA FINS COMERCIAIS E EXTRAÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS . PODERIA ME DAR MAIS INFORMAÇÕES ATRAVÉZ DO MEU EMAIL...? GOSTARIA DE SABER MAIS DETALHES , COMO CULTIVAR , TEMPO PARA COLHEITA , PRODUTIVIDADE EM ÓLEOS ESSENCIAIS.
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO
    FICO NO AGUARDO
    ABRAÇOS
    OSNEY VICENTINI

    ResponderExcluir
  13. Olá Osney,

    Grata por acessar o blog Magia da Ilha e pelo comentário elogioso...
    Editei para não expor seu e-mail e vou lhe responder também lá. Que bom saber que alguém se preocupa em cultivar nossas ervas que estão desaparecendo do mercado...
    Que você tenha Sucesso no seu objetivo!
    Fique, hoje e sempre, na Paz, Luz e Alegrias dos Santos Seres.
    Abraços fraternos
    Gení

    ResponderExcluir
  14. boas tardes,tive a pesquisar e fique fascinado com essa planta..gostava de te la.. como posso compra la?nao encontro na internet.

    ResponderExcluir
  15. Olá João,

    Grata por acessar o blog MAGIA da ILHA, e mais ainda pelo seu comentário.
    Aqui no Brasil encontramos as folhas secas em lojas de produtos naturais; em feiras; em algumas farmácias. A planta em feiras ou floriculturas.
    Espero que encontre, um abraço
    Gení

    ResponderExcluir
  16. Olá...gostaria de preparar 1 litro de tintura de losna. Qual seria a quantidade da erva para 1 litro de álcool? E qual a porcentagem alcoólica? Seria para usar em banho de imersão. Vi que uma pesquisadora chinesa isolou a artemisina e é eficaz contra malária. Quero fazer testes se ajuda contra as coceiras da oncocercose. Se puder me dar uma orientação, agradeço. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  17. Olá Unknown,

    Grata pelo acesso ao blog Magia da ilha e, mais uma vez pelo comentário...
    Veja, não tenho como lhe orientar porque isso seria da alçada de um Bioquímico, Farmacêutico, ou Naturólogo, ou Médico... e não tenho formação para isso. Então, me desculpe, mas dessa vez, não poderei lhe ajudar. Espero que me entenda, porque é algo de estrema responsabilidade.
    Um abraço e que o universo também lhe abençoe!
    Gení

    ResponderExcluir
  18. Respostas
    1. Olá Landa437

      Gratidão também pelo acesso e pelo comentário!
      paz e Luz
      Abraços
      Gení

      Excluir
  19. Artemísia é o mesmo que a losna que eu conheço

    ResponderExcluir
  20. Olá Vc que escreveu em 09/10/19

    Estava viajando e acabei por não me dar conta...
    Sim, a LOSNA é uma das denominações da Artemísia!
    Grata pelo acesso ao MAGIA da ILHA e pelo comentário! Desculpe a demora em responder...
    Abçs de Paz, Luz e Alegrias!
    Apareça mais vezes, será um prazer
    Gení

    ResponderExcluir
  21. Olá Ana,

    Sim, por isso mesmo mulheres grávidas não podem fazer uso da Artemía, por ter princípios abortivos em sua composição!
    Grata pelo acesso ao Magia da Ilha e pelo comentário que precisa ser bem realçado...
    Apareça mais vezes será um prazer sua visita!
    Abraços de Paz, Luz e Alegrias
    Gení

    ResponderExcluir