quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Manjericão/Basílico/Alfavaca (2ª parte) Propriedades - Usos - Indicações e Contra-Indicações


Na primeira parte do assunto: Manjericão/Basílico/Alfavaca, vimos o Histórico e o Estudo da Planta: 
https://magiadailha.blogspot.com/2013/12/manjericaobasilicoalfavaca-1-parte.html

Nesta segunda parte veremos: 


Propriedade - Usos - Indicações e Contra Indicações do Manjericão.

PROPRIEDADES:-

Analgésica, antitérmica, anti-séptica, afrodisíaca, digestiva, diurética, emenagoga, expectorante, hidratante, revigorante, sedativa...

O poder do Manjericão

USOS


Geral

- óleo essencial do manjericão pode ser usado para fazer inalações em casos de sinusites e, é ótimo  para afastar insetos.
- Consumida in natura, previne  gripes e outras viroses.
- Na forma de chá, o manjericão, é calmante, estimula a digestão e alivia dores de estômago e combate as disenterias. Tomado antes de dormir, garante um bom sono.
- Suas folhas mastigadas perfumam o hálito.
- Na água do banho refrescam e relaxam; promovem limpeza, saúde e cura, fertilidade.
- Misture junto as argilas e aplique, principalmente no plexo solar retira as energias densas dos corpos
- Age como pacificador e integrador na família, daí ser chamado de erva da harmonia. Ajuda as pessoas contidas liberarem o amor. 
- Bom para casos de confusão mental. o cheiro: ajuda a clarear a mente e a encontrar o caminho correto.
- O escalda pés de Manjericão é ótimo para quem está agressivo, com raiva, aliviando as cargas emocionais. (7, 14 ou 21 gotinhas na água)
- Usada na confecção dos Japamala (espécie de terço hinduísta) para cantação de mantras, quando estes são de madeira.

O curativo óleo do Manjericão

Na medicina tradicional e alternativa

As folhas do manjericão são ricas em vitamina A e C, além de ter vitaminas B (1,2 e 3) e são  fonte de minerais (cálcio, fósforo e ferro). 

Indicações:

Infecções da pele, infecções das vias respiratórias, tuberculose, pneumonia, infecções intestinais, dos rins e do estômago, afta, amigdalite, angina,  frieiras, furúnculo, rachaduras nos mamilos, bronquite, cólicas, febres, flatulência, insônia, problemas digestivos, reumatismo e muitos outros.

O Manjericão Roxo


Contra Indicação 

- O óleo é contra indicado para crianças, gestantes e na amamentação.


OUTROS USOS ou indicações:


Na Ayurveda (Ação nos doshas): nome ayurvédico - Tulassi ou Surasa, Barbari, Tuvari, Tungi, Kharpushpa, Ajgandhikaa, Baabui, Tulasi. Reduz Vata e Kapha e agrava Pitta (em excesso). É uma erva harmonizadora e sátvica que promove a abertura do coração e da mente. Estimula o amor, a devoção, a fé, a compaixão e a clareza mental. Limpa a aura e promove Proteção Divina. Aumenta o prana.

 Na Homeopatia: sua denominação é Basilicum, e é usado de diversas formas, tanto para uso externo como interno.
Manjericão Verde? ou o Roxo?

Uso Terapêutico e Psicológico


O manjericão age como pacificador e integrador na família. Ele transmuta a nossa energia agressiva, transformando-a em vontade e força para brigar pela vida, por ideais e metas. É ótimo para os desorganizados e indisciplinados. Ajuda-nos a ver o brilho e o perfume da vida.

Segundo a pesquisadora, escritora e terapeuta Especialista em Terapia com Essências Florais pela Universidade Federal de Pernambuco - Rosangela Vecchi Bittar, o óleo essencial do majericão/basilicão serve para os sentimentos de sobrecarga ou de incapacidade para cumprir nossos deveres profissionais, familiares, matrimoniais ou sociais. É útil nos casos depressivos resultantes de excesso de trabalho ou de grandes exigências mentais. Para dores nervosas, histerias, confusão mental, estados neuróticos e psicóticos.

As lindas flores roxas do
Basílico

Nas Terapias, Curas e Magias

Nas terapias:

Fortalece o sistema nervoso central. Combate o stress, as raivas, as inseguranças, os medos, a sensação de inadequação. Trata as depressão, frieza emocional, traz clareza ao raciocínio.  Ajuda a superar a falta de confiança, indecisão e negativismo. Fortalece o sistema nervoso central. Promove tranqüilidade, dissipa o sentimento de solidão e de desgosto. Usado quando o paciente passa, principalmente, por alguma perda pois pacifica, conforta, protege e oferece conforto emocional.  Transmuta as energias agressivas em auto-estima e força de vontade. Use-a nas diversas formas: como floral; no difusor, nas argilas...

Nos Florais:


FLORAIS DE MINAS - Basilicum - indicado para personalidades fortes que eventualmente tem dúvidas sobre suas capacidades e apresentam sentimento temporário de inadequação diante das responsabilidades e, por consequência, pode apresentar insônia, dores corporais, nervosismo, fadiga mental e dificuldades sexuais. Indicado também para impotência sexual de origem psicológica, frigidez feminina, histeria e para psicopatologias neuróticas e psicóticas em geral.

Também nos benzimentos.

Curas e Magias:


- Simboliza a prosperidade já que é regido pelo planeta Marte.
- Algumas linhas de místicos usam o óleo de basilicão/manjericão para limparem o ambiente e a eles próprios ao fazerem trabalhos de exorcismo; respiração; de encantamentos ou magias...como limpeza e proteção.
- Segundo lenda, o manjericão foi a erva que cresceu ao redor do túmulo de Cristo após a sua ressurreição, daí o motivo que, ainda hoje, é usado nas igrejas ortodoxas gregas, para preparar a água benta.


Japamala
- Como erva sagrada para os Hindus, sua essência é divina e representa a pureza (da deusa Tulasi, uma das esposas do deus Krishna uma das encarnações de Vishnu-Deus) tanto que é a base para fabricação das contas do Japamala (rosário indiano) usado para cantar os mantras. Tem grande proteção as influências negativas (até mais que um cristal, segundo os hindus!)

Uso Culinário


É uma planta com diversas aplicações na área da culinária, é utilizada pizzas (principalmente na Marguerita) em molhos de macarrão, assados, sopas, temperos para churrascos, frango, peru, vitela, pães, doces.


Manjericão nos doces e nos salgados...


Os ramos ainda verdes são usados em saladas, ou, secos, como condimento. Pode servir de tempero a frutos do mar ensopados. Mistura-se muito bem com outras ervas, mas por perder o sabor no calor, deve ser acrescentado na finalização do prato.

É usado para aromatizar vinagres e azeites; confere sabor especial ao creme de abacate com açúcar; é componente básico do famoso Molho ao Pesto de origem italiana, e é  componente do Licor "Chartreuse".

*A importância do manjericão/alfavaca é tanta, na medicina, que seu uso foi incluído no Programa de Fitoterapia do SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil, por produzir o ácido rosmarínico (adstringente, antioxidante, antimutagênico, anti-inflamatório,  antiviral) e por sua ação antibacteriana.

_____   ***   _____

Postado por 
Terapeuta - Gení Mafra Souza -
- Facilitadora de Renascimento pela Respiração
- Mestre Reiki Sistema USUI Tradicional.
- Ministra Iniciações em Reiki níveis I, II e III (mestre)
- Joga Tarô Terapêutico, Tarô de Florais de Bach, Runas 
    para aconselhamento.

AtendimentoFlorianópolis - SC, no espaço MAGIA da ILHA 
Contatos:
genisouza49@hotmail.com
facebook:
Terapias Magia da Ilha 

Com o auxílio dos sites:

Imagens NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário