sábado, 1 de julho de 2023

Dias Mágicos de AGOSTO - 1ª Quinzena

Para quem se interessa pelas deusas/deuses como arquétipos; ou simplesmente quer aumentar seu conhecimentos sobre a história antiga, seus rituais e comemorações.
                                                AGOSTO
Este mês teve seu nome dado em homenagem a Augustus César, imperador romano. 

As árvores dedicadas ao mês são: - a Macieira, a Aveleira; a Amendoeira e o Azevinho.


As lindas Macieiras representam Agosto.

As cores são: - Ocre, nuances de amarelo e verde.
As flores consagradas a este mês são: - O GIRASSOL, a Camomila (matricaria), a Alfazema, a Arnica, a excelente Calêndula... e segundo antigas tradições, acredita-se que dá muita sorte e atrai fortuna e alegria, dar ou receber estas flores, especialmente o Girassol, durante todo o mês de Agosto.

Ofereço a você que está aqui.

Também, segundo as tradições, o mês de AGOSTO representa o oitavo no calendário gregoriano, e o número 8 é o número do Universo, então os pensamentos, os pedidos, as simpatias, rezas, orações, mantras...feitos neste mês tem uma chance Maior de o Universo responder... 

Portanto CUIDADO com que pensamos e pedimos neste mês, especialmente, e estejamos abertos a TUDO de bom que o Universo possa nos propiciar! E na consciência de que  TUDO que emitimos um dia voltará a nós! Bem Vindo A-GOSTO!!!


 O número do infinito nos mostrando
que o que vai um dia volta!

As pedras do mês são: Topázio amarelo, Olho-de-tigre, Âmbar, Sardônica e Peridoto.
Olho-de-tigre - É uma forma de quartzo que centraliza a energia, traz foco a mente e confiança para atingir objetivos.
Âmbar - Composto de resina fossilizada que trabalha o enraizamento, neutraliza a energia negativa, elimina doenças de diversos órgãos, ajuda nas depressões, cria estados mentais positivos e ajuda na memória estabilizando a vida. Permite que o corpo se cure por si mesmo.


Topázio: Restaura a Calma
e Alivia o estress.

Sardônica ou sárdio (família das calcedônias) - Tem dons de cura, fortalece a mente aguçando a inteligência, parece proteger contra baixas magias.
 O peridoto, Olivina ou  Crisólita, era considerada pedra da Ressurreição pelos antigos Egípcios, devido sua intensa cor verde (algumas raras amarelas). Gregos e romanos a respeitavam como pedra de proteção e cura. Por sua elevada vibração, ativa o chakra cardíaco e leva a mente a novos níveis de consciência. Ajuda a nos liberarmos das culpas, obsessões do passado. É ótima para terapeutas.

O regente do mês é o: SOL
O elemento é: FOGO. 
As áreas do corpo são: coração, costas e coluna
Os elementais são: as Salamandras

As Salamandras são os
 elementais do mês.

O Lema do mês é:

 "Descanse, mas não descuide 
do seu desenvolvimento interior".

Assim é um mês de avaliar sua "colheita" nos meses anteriores. Medite a respeito das "semente" que não vingaram e substitua-as; medite também sobre as  "ervas daninhas" e  seus "invasores" que prejudicaram os seus esforços.
Neste mês os cristãos comemoram a Assunção de Maria (15/8)
Peça inspiração - se você for cristão, a Mãe Maria, ou a Kannon ou  Kuan Yin, se seguir as religiões orientais, como por exemplo o Budismopara os próximos meses.

La Pacha MAMA.

Dia 01 de Agosto - Lammas.

Conhecido como Lughnassadh ou Lunasa, este sabá celta era realizado para agradecer à Mãe Terra - La Pacha MAMA- pelas boas colheitas e por isso era conhecido como o Festival da Colheita. Neste dia, realize o antigo rito mágico para homenagear as deusas da colheita.


Bonecas de Palha de Milho
homenagem as Colheitas

Ritual - Pegue uma espiga de milho e transforme-a em uma boneca. Coloque-a num lugar à vista na sua casa. Você também pode fazer um laço de fita vermelha na espiga e colocá-la atrás da porta de entrada. Assim, a Deusa Mãe vai ajudá-la a colher as coisas boas que você tem plantado.

A Virgem Negra -"La Negrita"

Dia 02 de Agosto - A Virgem Negra - Dia da Memória do povo Romani (ou Cigano)
Festa de Nossa Senhora dos Anjos, na Costa Rica. Celebrada com procissões para "La Negrita", até a sua pedra sagrada, onde a imagem foi encontrada. Esta pedra está localizada num santuário subterrâneo chamado: "Cripta de la Piedra". Em inúmeras igrejas da Espanha, França, Itália, Suíça e Polônia, encontram-se estátuas da Virgem Negra.


Os Romanis foram um dos povos que mais
preconceitos sofreram no mundo antigo e moderno.

 - Dia da Memória do Povo Cigano - Não há dados oficiais e precisos, mas os Romani (ciganos) parecem ter saído do Norte da Índia de onde começaram a migrar por volta de século X, e chegado a Europa, segundo maioria só por volta do século XI (ou XIII?). PORAJMO ou (porrajmo para os Romani) foi o massacre (tal qual o holocausto) que o povo Cigano sofreu do regime nazista da Alemanha, na tentativa de exterminar essa minoria étnica. Somente em 2015 o Parlamento Europeu reconheceu o morticínio romani, como um Genocídio na História da Humanidade, onde mais de 500 mil ciganos foram assassinados. 
O termo de cigano para Romani, já  tinha sido mudado pelo próprio Parlamento Europeu em 1975.

As Ninfas das florestas e lagos

Dias 03  de Agosto - Festival das Ninfas, Ondinas e Espíritos femininos das Árvores.

Este festival originário da Macedônia homenageava as ninfas e duravam dois ou três dias.( 2,3 e 4 ) As ninfas são elementais da água, habitantes de riachos e córregos que possuem a forma de belas jovens. Homenageava-se também as Ondinas das águas, e os espíritos femininos das árvores.


Pedras e velas para as ninfas e ondinas.

Ritual:- Durante esses dias, você pode realizar rituais para as ninfas e ondinas levarem alegria para sua casa.
a) Coloque algumas pedras coloridas ou brancas em uma bacia, um vidro ou numa fonte, apague as luzes e deixe acesas algumas velas (com aroma, se possível). Mentalize as ninfas e as ondinas dançando e pulando e entrando em seus olhos refletidos na água. Elas trarão a Alegria simples, real e das pequenas coisas para sua vida.

O Espírito Feminino das Àrvores

b) Aproveite a egregora destes dias e vá para perto de um rio, lago ou mar, banhe-se pedindo as ondinas a purificação da sua aura. Abrace uma árvore, pedindo à Dríade que nela habita para revitalizar seus centros vitais. Agradeça e Reverencie as Dríades, as Ninfas e as Ondinas, respeitando a pureza de seu habitat, evitando danificar as árvores e poluir as águas.

N. Senhora das NEVES

Dia 04 e 05 - N.S. da Neve ou das Neves ou S. Maria Maior.
Festa de Nossa Senhora da Neve, na Europa, em especial Itália e Espanha. Em Roma existe uma Basílica, entre outras , dedicada a Virgem Maria Maior, construída segundo conta-se, porque um casal e ao mesmo tempo o papa Libério, no séc. IV, teriam tido um sonho onde N.S. pedia que construísse para ela uma igreja no monte Esquilino, onde nesta data, estaria coberto de neve. Como esta época são os dias mais quentes em Roma, e de fato, o monte apareceu coberto de neve, em pleno verão, é que a basílica foi ali construída, pelo fato ser considerado o fenômeno climático, "um milagre". Foi a primeira igreja em honra a virgem construída no ocidente, e a mais bela e adornada de Roma. No Brasil, NS das Neves é padroeira do estado da PARAÍBA, e de sua capital J. Pessoa!

 Homenageia-se,  também hoje,  em alguns lugares, a deusa da Cura, invocando suas benções e auxilio.

Dia 05 - Dia das Aveleiras - Dia Nacional da Saúde.
A aveleira é conhecida como uma árvore mágica e a varinha mágica dos magos pode ser feita do ramo dela. Se você não tem uma vara mágica, e gostaria de ter, hoje é um bom dia para conseguir a sua.

 Aveleira - a Árvore Mágica

 Encontre uma Aveleira (que pode ser substituída pelo carvalho ou a macieira, embora qualquer árvore sirva, desde que você tenha por ela alguma predileção ou ligação emocional ) e peça permissão para retirar um galho mágico dela. Retire-o em uma boa hora planetária durante a noite. Lembre-se de que sua varinha pode ser de qualquer material, inclusive quartzo. Sua intuição dirá qual a melhor vara mágica para você.

Dr.Osvaldo Cruz, o médico que
revolucionou a Saúde no Brasil

Dia 5 de agosto também é Dia Nacional da Saúde - no Brasil - em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872, e foi pioneiro no estudo de moléstias tropicais, e da medicina experimental no Brasil.
Ritual:- Hoje, portanto, é dia de Meditar nos Cuidados com nosso corpo físico porque ele guarda a Energia Maior: nosso Ser Eterno. Mas não podemos descuidar dos demais corpos: mental, emocional e o Espiritual...Como em tudo, aqui também, EQUILÍBRIO é a palavra-chave!

Vibre SAÚDE em todos os Corpos

Dia 06 - Diade Tan Hill-Meditação sobre bomba em Hiroshima.

Meditemos hoje sobre o bombardeamento de Hiroshima, o ataque nuclear; ocorrido no final da Segunda Guerra Mundial contra o Império do Japão; realizados pela Força Aérea dos EUA , no dia 6 de agosto de 1945. ( três dias depois, a 9 de agosto, foi Nagasaki).

Templo da PAZ em homenagem as vítimas de
 Hiroshima/ Nagasaki construido pela
comunidade japonesa - Frei Rogério SC-BR


Historicamente, estes são até agora os únicos ataques onde se utilizaram armas nucleares. O número de mortos foi de 140mil em Hiroshima (e 80 mil em Nagasaki) Meditemos e oremos pelas inocentes vítimas e seus descendentes, e para que a humanidade não repita mais tais fatos!

Sino da PAZ -  Frei Rogério SC-BR( ao fundo)
Sr. Kazumi Ogawa sobrevivente da bomba em Nagasaki.

Tan Hill é uma deidade celta do fogo por isso hoje é um bom dia para fazer um ritual para ela, ativando as salamandras que são os elementais do fogo. ( só o faça porém com Responsabilidade, se você for menor, peça licença a um adulto da casa para fazer ou para que lhe acompanhe no ritual) Com muito cuidado, acenda três velas vermelhas formando um triângulo, ficando você no centro. Peça a ajuda de Tan Hill para atrair para sua vida os favores das salamandras.

Salamandras- espírito do Fogo

Jogue nas chamas das três velas um pouco de purpurina ou glitter, dizendo: "Assim como esta chama cresce, tudo que eu fizer crescerá. Assim, como essa chama aquece, tudo o que eu fizer aquecerá o coração das pessoas. Assim seja feito." Pense SEMPRE no BEM, JAMAIS faça algo contra à vontade das pessoas, você não irá gostar dos resultados...Todo cuidado ainda é pouco ao trabalhar com esses elementais...


Teinne ou Tan-o Fogo Sagrado

Dias 07 e 08 - Dias dedicados à Consciência de GAIA.

Dia de Meditação global em benefício da Terra; em agradecimento por tudo que nossa mãe GAIA nos fornece gentilmente, e nem sempre sabemos honrar e retribuir...


Gaia-Dríade-nossa Mãe Terra

Dia 09 - Meditação pelas vítimas de Nagasaki-Dia  dos Meninos Verdes - Em 2020 Dia dos Pais (Brasil)

Hoje, como dia 06, meditemos pelas vítimas inocentes e seus descendentes de Nagasaki, no Japão, em 9 de agosto de 1945, pedindo PAZ ao mundo para que fatos assim não se repitam!

Sino vindo do Japão para o Memorial da PAZ
Frei Rogério-SC-BR.
Toca todos os anos dias 6 e 9/8.
 
A antiga tradição normanda fala dos Meninos Verdes, pequenas criaturinhas com corpo de criança e cabeça de folha que trazem muita sorte. Ritual:-Neste dia, pegue nove folhas de ávore e desenhe nelas carinhas de criança. Cole-as numa folha de papel verde e deixe a folha na sua porta por três dias. Assim, os Meninos Verdes vão agradecer-lhe a homenagem com muita sorte e alegria.

Os meninos verdes

No Brasil, por dia 10/08 ser o segundo domingo de Agosto, comemora-se o "Dia dos Pais", e inicia-se para os cristãos católicos, no Brasil,  a "Semana da Família" que vai até dia 17 deste mês.

Pai, o amigo que nos Guia.

Dias 10 - Dias da  ESTRELA MÁGICA - 

Dizem, antigas lendas que se perdem no tempo, que cada pessoa possui uma estrela no céu. Hoje, você pode trazer sua estrela para mais perto de você. Aproveite!!!
Ritual: - Pegue um cristal (ou uma estrela de cristal) e depois de uma limpeza eleve-o ao céu e faça-o refletir uma estrela que você tenha escolhido. A partir de agora, seu cristal trará dentro de si a essência da sua estrela, tornando-se um poderoso talismã pessoal.

Faça da sua estrela, ou seu cristal,
um talismã!

Dia 11 - Sta Clara - Dia do Estudante e do Advogado.

"Clara de nome, mais clara de vida e claríssima de virtudes!" Neste dia, celebramos a memória da jovem inteligente e bela que se tornou a 'dama pobre'. Santa Clara nasceu em Assis (Itália), no ano de 1193, e o interessante é que seu nome vem de uma inspiração dada a sua fervorosa mãe, a qual [inspiração] lhe revelou que a filha haveria de iluminar o mundo com sua santidade. Iniciou à Ordem, contemplativa e feminina, da Família Franciscana (Clarissas).

Sta Clara - clareai nossa mente,
nosso coração, nossa alma.

Ritual - Se você precisar de ajuda para algo, precisar de uma resposta para alguma situação ou problema, peça a Santa Clara: "Sta Clara, clareai, Sta Clara, clareai, Sta Clara, clareai; a minha mente, meu coração, minhas emoções... e a situação, em nome de Jesus, Amém!" repita três vezes, entregue ao Universo e espere...ela SEMPRE nos dá resposta. Pague em forma de caridade a quem precisa: a um pobre, a um doente, a um idoso...

Ísis deusa do 
Renascimento da Cura

Dia 12 - Dia de Ísis- 

Festival egípcio das luzes com cerimônia e bençãos de barcos. Ísis foi por três milênios reverenciada como a Mãe Nutridora, protetora e Curadora de seu povo.
Ritual - Em homenagem a Ísis, hoje queime pétalas de rosas ou verbena, acendendo uma vela azul. Visualize sua imagem luminosa clareando seu caminho, ajudando-a a encontrar seu verdeiro rumo e objetivo na vida, material, mental, emocional ou espiritual. Permaneça de olhos fechados enquanto imagina a grande mãe lhe abençoando. Abra sua percepção sutil para ver, ouvir ou intuir as orientações da deusa.


A deusa guerreira Ártemis

Dias 13 e 14 - Dia de Ártemis - 


Na antiga Grécia, Ártemis era a mais guerreira das deusas e os pedidos para ter força e coragem eram feitos a ela. Hoje, faça um importante ritual para vencer obstáculos e demandas.
Ritual - Acenda três velas azuis juntas e um incenso de cedro. Encha uma taça de vinho tinto ( ou se você for menor, substitua por Suco de Uva) e chame a deusa Ártemis, pedindo-lhe que venha em seu favor e ajude-a a superar os obstáculos. Quando as velas tiverem terminado de queimar, beba o vinho(ou suco), que estará impregnado com a força e magia de Ártemis.

Hecate- a deusa do Renascimento;
da Renovação.

Dia 15 de Agosto - Assunção de Nossa Senhora, Dia de  Hecate e Nascimento de Mikao Usui ou Dia Internacional do REIKI

Na antiga Grécia, comemorava-se Hecate (que significa - a distante) ou Hécate ( significando também “Todo o Poder”) é Senhora do Submundo, um dos aspectos da Tríplice Deusa, deusa da Lua; da morte, mas também do nascimento, do Renascimento e da Renovação. 

Mestre Mikao Usui, canalizador do Reiki

Hoje a comunidade Reikiana de todo o mundo comemora o nascimento de Mikao Usui (1865- 1926), o monge japonês, budista, que redescobriu ou canalizou o Reiki, a cura pelas mãos, na forma que se aplica atualmente. 
Mesmo sendo budista, o mestre e professor  USUI não deixou o Reiki ligado ao budismo, assim pessoas de qualquer religião, seita ou filosofia...podem receber e aplicar o Reiki, está técnica simples, mas poderosa de Cura! 
Como reikiana, sou eternamente Grata a esse Ser de Luz, o amado mestre MIKAO USUI.  Hoje nos reikianos comemoramos também como O Dia do Reiki!


Assunção da Nossa Divina Mãe Maria

Dia 15 de agosto a Igreja Católica celebra a solenidade da Assunção de Nossa Senhora.

A Assunção de Maria (ou a Assunção da Virgem) é a doutrina que ensina que depois da morte ( ou da "dormição" segundo os apócrifos) da mãe de Jesus, ela foi ressuscitada, glorificada e levada corporeamente ao céu. A palavra assunção vem da palavra latina que significa “levantar”. A Assunção de Maria é um passo na direção de torná-la igual a Cristo, essencialmente proclamando a divindade de Maria.

Salve Rainha dos Céus!!!

A palavra "Assunção" chegou a aplicar-se agora exclusivamente a Maria, e isso a distingue do termo "Ascensão" no sentido de que esta é aplicada unicamente a Jesus Cristo, que ascendeu por seu próprio poder ao céu, enquanto a assunção significa que Maria foi levada por seu Filho ao céu.

Com a Assunção de Maria, somos chamados a viver na confiança para além da morte, para além do sofrimento, para além da tristeza e a participar na felicidade do céu, quando Deus realizará tudo em todos.
Nossa Senhora da Assunção, não está longe de nós, ao contrário, continua próxima de seus filhos, aos quais ouve e convida a ouvir o Seu Filho Jesus. Sob seu abrigo maternal está o seu coração de mãe, que ainda bate e sofre conosco.

Rainha dos Céus, rogai por nós!

Elevemos os nossos corações ao céu, onde está nossa Mãe. Invoquemo-la em nossas necessidades, imitemo-la nas virtudes. Assim, tornando-nos cada vez mais semelhantes ao nosso grande modelo, mais dignos seremos da sua intercessão. Coloquemos hoje, nas mãos amorosas de Nossa Senhora, todas as nossas dificuldades, aflições e intenções mais íntimas.

Salve Rainha dos Céus!!!
Excelente primeira quinzena de Agosto à Todos na PAZ
e na LUZ dos Santos Seres, do Reiki e de Nossa Mãe MARIA!
_____ *** _____ 

Pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza

Fontes de pesquisa:
- FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe- editora Gaia, 2º edição, 2001, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca, editora Pensamento, diversas edições, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, editora Pensamento/Cultrix Ltda, diversos edições, São Paulo, SP
- MARTINELLO, André Souza. “(I)migrantes das Bombas Atômicas: Japoneses no Brasil Meridional, Sobreviventes de 1945 no Japão.” In: MARTINS, Ismênia de Lima; HECKER, Alexandre (orgs). E/Imigrações: histórias, culturas e trajetórias. São Paulo: Expressão e Arte editora, 2010. pp.309-326

Principais sites consultados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário