sábado, 1 de julho de 2023

DIAS MÁGICOS de JULHO 2ª quinzena

Para quem se interessa pelas deusas/deuses como arquétipos; ou simplesmente quer aumentar seu conhecimentos sobre a história antiga, seus rituais e comemorações...

Lembrando que o Lema deste mês é:
“Use sua energia e criatividade para realizar seus trabalhos e criar novos projetos”.

Para ler outros símbolos do mês, na primeira parte do assunto:

Virgem MÃE MARIA

Dia 16 de Julho - Sono das FADAS; festa da Carmenta e da Virgem MARIA como Nossa Senhora do Carmo.

Na Irlanda, é dia dedicado á Virgem MARIA. 
Também  dia de Nossa Senhora do Carmo - Neste dia se comemora a Festa de Nossa Senhora do Carmo, ou do Monte Carmelo. A Ordem carmelitana, considera seu fundador o Profeta Santo Elias - que viveu no Monte Carmelo, na Terra Santa, e que séculos antes da vinda ao mundo de Nosso Senhor, já vira sua Santa Mãe simbolizada numa nuvem.

Nossa Senhora do CARMO, vista pelo profeta Elias.

 Na antiga Roma festejava-se Carmenta, a deusa parteira e curadora.

Sono das Fadas - Esta simpática tradição irlandesa, diz que este é o único dia do ano em que as fadas dormiam. Por isso, era costume colocarem-se travesseirinhos de algodão dentro das flores, ou em lugares confortáveis no jardim, onde as fadas poderiam dormir. No dia seguinte, bastava recolher os travesseirinhos, que estariam impregnados da magia das fadas, tornando-se ótimos amuletos. 

O sono das fadas.

 Dia 17 - Festival Amaterasu

Neste dia comemora-se Amaterasu Omi Kami, a deusa solar do Japão, reverenciada como a governante de todos os deusas, guardiã do povo japonês. Seu emblema; o Sol nascente; está na bandeira nacional. Amaterasu representa a manifestação mais elevada do Espírito Universal. 

Ritual:- Hoje, com Respeito e gratidão no coração, invoque  as bençãos da deusa Amaterasu para sua vida.

Amaterasu Omi Kami

Dia 18 de Julho -  Dia de Nelson Mandela.

Dia Internacional de Nelson Mandela, criado pela ONU em 2009. Primeiro presidente negro, e Ícone da Liberdade na África do Sul, nos deixou em 2013, aos 95 anos. Amo, Respeito, Admiro este ser humano de grande Integridade e Persistência, que nem a prisão; por longos 27 anos; conseguiu diminuir... SALVE o grande humanista e pacifista NELSON MANDELA! Que possamos nós, nos inspirar em sua luta.

Mandela, o primeiro presidente negro da
 África do Sul; pacifísta, humanista e grande
 líder de todos nós, que vibramos a PAZ!

Na mitologia egípcia, ainda dia 18, comemora-se Ísis e Néftis, que  representam as coisas que já existem e as que ainda estão por vir. Neste dia, plante algumas sementes num vaso, e celebre o nascimento das coisas novas que vão nascer, e das coisas que já cumpriram sua função, e seu tempo em sua vida.

A deusa Ísis

Em Hong Kong, celebra-se a deusa das florestas LU PAN.
Já os índios americanos festejam a "Mulher Cobre" e a "Mulher Vulcão".
Comemora-se, hoje também, a deusa persa da Justiça Arstat, como a personificação da Verdade e da Honestidade.

Nascimento de Vénus obra de Sandro Botticelli

Dia 19 - Bodas de Vênus e Adônis; Ísis e Osíris

Neste dia, no Egito, celebrava-se o casamento de Ísis e Osíris, e em Roma, o casamento de Adônis e Vênus.  É um bom dia para um ritual de equilíbrio de energias. 
Ritual:- Acenda uma vela azul representando Adônis, em uma concha aberta, representando Vênus. Assim, você estará equilibrando suas energias Yin e Yang, feminino e masculino, negativo e positivo, pois somente através do equilíbrio podemos viver em completa harmonia.


BON ODORI festival das lanternas no Japão,
 em honra aos ancestrais.

Dia 20 de Julho- Bon Odori, deusa Dodola, Santos Dumont, Sta Margreth e Dia do Amigo.

No Brasil, comemora-se o dia do nascimento de um de seus maiores inventores: Santos Dumont, aquele que deu "asas ao mundo"!

Santos Dumont foi o primeiro a 
decolar a bordo de um avião, 
impulsionado por um motor a gasolina.

No Japão, o Bon Odori, o Festival das Lanternas, que celebra os Espíritos Ancestrais.
Sendo, hoje em dia, mais comemorado no mês de agosto.


Um Amigo verdadeiro é "para sempre!"

Na Polônia celebrava-se a deusa da chuva-Dodola.
Dia também de Santa Margreth (Margarete) de Antióquia, a guardiã das crianças.
Dia ainda do "AMIGO, aquele irmão que o Coração escolhe!"

Dia 21 -Dia de Nana - 

Dia da deusa assíria da vegetação: Nana.

Netuno - o deus dos mares

Dia 22 - Neptunália-Roma; Maria Madalena-França - Entrada do Sol no signo de Leão (para alguns em 21)

Este festival romano durava dois dias, e homenageava Netuno, o deus dos mares e dos terremotos. Durante esses dois dias, realize um ritual para livrar sua vida dos tremores e abalos.  
Ritual:- Num cálice com água, salpique com os dedos um pouco de sal. Acenda uma vela azul e mergulhe as pontas dos dedos indicadores na água, enquanto mentaliza seu pedido de proteção.

Dia 22 na França, comemora-se Maria Madalena, maior discípula de Jesus entre as mulheres.  
 Ritual:-Meditemos sobre a importância desta grande mulher na vida do Mestre, e o quanto Jesus, como nosso Mestre maior, nos deixou exemplos do Amor, Respeito e Cuidado que Ele tinha com, e pelas mulheres!

Maria Madalena

Ainda 22 Começa o quinto signo do zodíaco LEÃO que representa as forças criativas radiantes do indivíduo, e iluminam o mundo ao seu redor. É o segundo signo do FOGO, mas ao contrário de Áries, sua energia poderosa está plenamente sob controle. 


O SOL entra em LEÃO em
22/07 e fica até 22/08

A natureza de Leão precisa de Diversão, Satisfação e Harmonia, mas também não hesita em enfrentar as Injustiças, Opressão e Obscuridade sempre que necessário.

Conselho aos Leoninos: Não deixe que atitudes inflexíveis e apego à organizações ultrapassadas, bloqueiem o Caminho do seus desenvolvimento! Quer saber mais sobre o quinto signo LEÃO? 
https://magiadailha.blogspot.com/2018/07/leao-o-quinto-signo-eu-sou.html

Dia 23 - Dia de Aegir  -  

Nos países nórdicos, antiga comemoração do deus do mar Aegir, e de sua consorte RAN, guardiã dos afogados.


RAFAEL- o Arcanjo da CURA

Dia 24 - Dia da Cura e das deusas leoninas. E último dia do Ano, para quem segue o Calendário Maia.

Dia dedicado a todas as deusas leoninas como: Seklmet, Cibele, Leona, Durga, Mehit e Tefnut.
Festival shintoísta Tenjin, no Japão, dedicado à cura das doenças.
Ritual: -  Prepare um amuleto de saúde amarrando, em um saquinho de pano verde, sete pedaços de canela, algumas flores secas de cravo, pétalas de girassol e folhas de sempre-viva. Abençoe seu amuleto invocando os Anjos da Cura - sob o comando do arcanjo Rafael - e as deusas leoninas, e carregue-o sempre consigoO dia que "esquecer dele" ou esquecer de usá-lo, ou achar que está bem de saúde...não se desespere... Se o achar...Agradeça-o e descarte, porque ele já cumpriu sua missão!


O icônico Calendário Maia.

Neste dia os Maias se dedicavam a Meditação, Silêncio para a Transformação e Renovação, já que era o último dia de um ano de treze luas, para eles.
Aproveitando essas Energias deste dia,  use para se desapegar também das coisas, dos acontecimentos, das pessoas - sem deixar de amá-las porque apego é bem diferente de Amor!  

São Tiago Maior discípulo de Jesus.

Dia 25 - Dia de Tiago Maior - Furinália - Dia do Perdão Universal - Atualmente também dia de São Cristóvão - No Brasil Dia Nacional do Escritor. Pelo Calendário Maia, um "Dia Fora do Tempo"- Hoje ainda é Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha .

Tiago - filho de Zebedeu e de Salomé, e irmão do apóstolo João, o Evangelista. Pescador que,  juntamente com seu irmão João, foi chamado por Jesus a ser discípulo d’Ele. Levou o Evangelho a diversas regiões, entre elas a Espanha onde, a partir do séc IX, iniciou-se a devoção a Santiago de Compostela. (Tive a honra de conhecer em 2019 - Viagem Imperdível)

Celebração das Fúrias ou Erínias, as deusas gregas da vingança. Elas perseguiam aqueles que infringiam a "lei do sangue" e matavam parentes. Na Índia celebração do deus serpente, Naga.
Atualmente, em muitos lugares, comemoram hoje São Cristóvão.



Hoje, no dia também do Perdão Universal, LIBERTE-SE de todas as coisas, principalmente das que lhe magoam, ou daquelas que você não pode esquecer! Lembrando que você não está libertando "o outro", Você está Libertando A Si Mesmo!

Há hoje muitas terapias usadas para a Cura. Exemplo que você pode fazer só: o Ho'Oponopono, o EFT,  Cura pelo Som, usar de um Floral, ou um ritual ensinado abaixo...

Para Conhecer os Florais de Bach
https://magiadailha.blogspot.com/2009/08/conhecendo-os-florais-de-bach.html

Seixos-pedras de rio. (escuras)

Ritual para liberar e transmutar a Raiva:
-Procure uma pedra escura, limpe-a em água corrente e peça permissão ao ser elemental que nela habita para realizar o trabalho..Pense em todos os momentos que você sentiu raiva e não conseguiu expressar. Transfira essa energia escura e densa para a pedra. Se sentir vontade grite. Enterre a pedra pedindo as Erínias que transmutem sua raiva em energias positivas, libertando você desse veneno.

Você também pode usar do incrível e fácil, prático método Havaiano de Cura: O Ho'Oponopo, leia aqui sobre:
https://magiadailha.blogspot.com/2012/05/hooponopono-incrivel-arte-de-cura-dos.html




Também dia 25/07, no Brasil desde a década de 60,  é comemorado o Dia Nacional do Escritor (o dia mundial é 13/10) com uma linda ação, que começou nos EUA de "Esqueça Um Livro" que consiste em deixar um livro num lugar público com um bilhete "esse livro é seu" leia e passe-o a diante, num incentivo de aumentar a leitura entre a população! Se puder...PARTICIPE!

O famoso calendário Maia.

Dia 26 -  ANO NOVO MAIA  - Sleipnir - São Joaquim e Santa Ana - Dia dos Avós.

Os Maias, que eram uma das mais densamente povoadas e culturalmente dinâmicas, sociedades do mundo; atingiram o seu mais elevado estado de desenvolvimento durante o período clássico (250 d.C. a 900 d.C.), continuando a se desenvolver durante todo o período pós-clássico, até a chegada dos espanhóis, e que foram notáveis por sua língua escrita;  celebravam hoje o Ano Novo, juntamente com  vários deuses. Os antigos povos egípcios também comemoravam Ano Novo neste dia.
Ritual:- Hoje meditemos sobre este povo tão desenvolvido para sua época, nos inteirando de sua cultura.


São Joaquim e Santa Ana, 
pais de Maria, avós de Jesus.

Santa Ana e São Joaquim e dia dos Avós
Ana e Joaquim são os pais de Nossa Senhora. Seus nomes não aparecem nos evangelhos, nem em notícias sobre a família de Jesus. O nome de Joaquim e Ana aparece primeira vez no Proto-evangelho de São Thiago. Este escrito, que parece datar do século II, é o primeiro dos evangelhos apócrifos (discutidos pela igreja)
Por serem dia dos avós de Jesus, hoje comemora-se o Dia dos Avós, no Brasil e em Portugal.

Odhin e seu cavalo mágico

 Dia 26 também dia de SLEIPNIR

Na mitologia germânica, Odhin tinha um cavalo que o levava de Asgard (Céu) e Midgard (Terra). O nome desse cavalo mágico era Sleipnir, e hoje é um bom dia para um ritual em homenagem a ele, que pode levá-lo aonde você quiser, seja nos reinos mágicos, seja numa viagem ao exterior, seja a uma posição social.  
Ritual:- Deixe na janela hoje alguns cubos de açúcar e uma cenoura bem bonita, pedindo a Sleipnir que o leve onde você deseja ir.
Rainha egípcia deusa Hatshepsut

Dia 27 - ( outro) Dia da CURA - 

Dia da famosa rainha egípcia Hatshepsut considerada a representação da deusa da Cura.
Na Irlanda, dia considerado muito favorável a colheita de ervas curativas. Homenageia-se Airmid, a deusa da Cura e da Magia, guardiã da fonte sagrada da saúde.
Celebrações e procissões das curandeiras da Bélgica.
Ritual: - Dedique esse dia à sua Cura física, mental. emocional e espiritual, entrando em contato com seu "Eu Divino", através de Meditação, boas leituras, Imposição de Mãos tipo Reiki, Passe ou Benção etc
São Cristovão
 - o carregador -

Dia 28-Dia daquele que "Carrega Cristo" - São Cristovão; Dia Mundial de Conservação à Natureza, Dia do Agricultor

Pela Igreja católica, Dia de São Cristovão que significa"Aquele que carrega Cristo" (atualmente comemorado a 25/7).
Itaguaçu - Floripa - SC - BR

E como Dia Mundial de Conservação da Natureza, repensemos nossas atitudes com Gaya, nossa mãe natureza, de que forma podemos cuidá-la e ajudá-la.
Comemora-se também o aniversário da sacerdotisa Pythia, na Grécia, cujo nome originou a designação geral das profetizas do oráculo de Delfos, as pitonisas.


"A Natureza não faz Milagres, faz revelações!"
Carlos Drummond de Andrade
Hoje também é dia daquele que pensa no alimento das cidade e do mundo: o Agricultor! Aquele que semeia, planta, tem Fé... na semente e no Universo e... com paciência, espera!

A Espada Interior que nos defende do Mal.

Dia 29 - Dia da Espada Interior

A espada é um poderoso instrumento mágico, e você pode ter sua espada interior para ajudá-la a vencer. 
Ritual:- Mentalização - Nesta noite, invoque a sua "Mãe Interior". Acenda um incenso de cravo e faça um círculo com cravos à sua volta. Imagine uma espada brilhante cravada numa pedra e peça a ajuda da Mãe para retirá-la. Mentalmente, retire-a e contemple-a. A partir de hoje, você vencerá seus medos e terá mais coragem para lutar pelo que quer.

A tríplice deusa das
Antigas Tradições

Dia 30 - Dia da  Tríplice Deusa INCA

Os incas também acreditavam que a deusa tinha três aspectos: Mama Quila, Mama Ogllo e Mama Cocha.  
Ritual: - Acenda três velas brancas para as deusas hoje e entoe um cântico às senhoras da palavra e do poder, pedindo-lhes que estejam sempre ao seu lado.

O deus germano Locki


Dia 31 de Julho - Festival de Loki e Sigyn - Santo Inácio de Loyola
Locki, o deus das brincadeiras e trapaças da tradição germânica, vem a Midgard juntamente com sua esposa Sigyn para pregar-nos peças.
Ritual:- Hoje, faça algo totalmente inusitado, algo diferente, engraçado ou ousado. Isso atrai a simpatia de Loki, que passa a jogar a nosso favor, dando-nos "boa sorte".




A igreja católica comemora hoje Santo Inácio de Loyola, espanhol de família nobre e rica que, embora tenha se convertido somente aos 26 anos, funda uma das maiores ordens católicas: a Companhia de Jesus, onde seus seguidores são conhecidos como Jesuítas, e se dedicam a catequização e a educação, tendo escolas e colégios espalhados pelo mundo.
____  ***  ____

Pesquisado e compilado por Geni Mafra Souza

Fontes de pesquisa:
- FAUR, Mirella - O Anuário da Grande Mãe- editora Gaia, 2º edição, 2001, São Paulo, SP.
- Calendário Wicca, editora Pensamento, diversas edições, São Paulo, SP.
- Almanaque do Pensamento, editora Pensamento/Cultrix Ltda, diversos edições, São Paulo, SP

Principais sites consultados:
bruxaguinevere.blogspot.com
www.pt.paganfederation.org/calendario
jornalobruxocampomaior.blogspot.com
mirhyamcanto.blogspot.com
en.i-services.net/members
http://www.covenanimus.com/
http://www.magiazen.com.br/
pt.wikipedia.org/wiki/Delfos
pt.wikipedia.org/wiki/Maias
hktrivia.multiply.com

Imagens da Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário